Blackboard

Em termos de design, a frase “Menos é Mais” tem sido cada vez mais utilizada. No entanto, podemos também utilizá-la no que diz respeito ao currículo.

O objectivo é que apenas inclua informação clara, simples, que transmita bem a sua mensagem e que cative o recrutador. Quanta mais informação irrelevante adicionar, mais se perde a sua mensagem principal.

Desta forma, como pode melhorar o seu currículo mantendo a informação necessária? Siga estas dicas do Careerealism sobre o que pode fazer para eliminar informação irrelevante do seu currículo.

1. Substitua os seus “Objectivos” pelo seu “Perfil Profissional”

Actualmente, os recrutadores não estão interessado naquilo que o candidato quer (estabilidade na carreira, progressão, adquirir experiência) mas sim no que podem contribuir para o crescimento da empresa. No topo do seu currículo deve incluir uma forte mensagem que resuma a sua experiência e que indique aquilo em que é melhor.

2. Elimine palavras desnecessárias

Muitos dos currículos contêm palavras que não acrescentam nada à sua candidatura tal como “Dinâmico”, “Visionário”, entre outras. Mantenha a sua mensagem focada em factos que sejam comprovados pela sua experiência. Se quer demonstrar alguma destas características, faça-o explicando aquilo que já alcançou e realizou.

3. Esteja atento à gramática

Num currículo, as frases devem ser escritas como títulos e sempre na primeira pessoa. Não precisa de utilizar a palavra “Eu”, bastando conjugar bem os verbos. Evite falar na terceira pessoa e principalmente misturar frases na primeira e na terceira pessoa.

4. Inclua contactos directos

Evite incluir vários números de telefone ou vários endereços de email. Envie apenas os contactos directos ou aqueles que consulta com maior frequência.

5. Não inclua informação discriminatória

Evite informação que possa ser utilizada de forma discriminatória contra sim (religião, estado civil, etnia, etc). Deve focar-se mais nas suas habilitações e na sua experiência profissional e menos nos aspectos pessoais.

6. Escreva as habilitações de forma resumida

Se, por exemplo, tem uma licenciatura não precisa de incluir todas as escolas que frequentou em anos anteriores. Indique qual o instituto que frequentou, a área de formação e o ano em que terminou.

7. Inclua apenas experiências relevantes

Os recrutadores não têm interesse em experiências anteriores que não sejam relevantes para a vaga a que se candidata.

8. Elimine informação básica

Todos as empresas esperam que seja pontual, organizado e responsável. Incluir estas características no seu currículo, não acrescentam valor uma vez que deveriam ser condições básicas de qualquer profissional.

9. Não inclua referências se não for pedido

Actualmente, as empresas esperam que as referências sejam mencionadas apenas quando forem pedidas e, normalmente, os recrutadores gostam saber as suas referências numa fase mais avançada do processo de recrutamento

10. Evite escrever diversas páginas

Idealmente, o seu currículo deveria possuir apenas uma página. No entanto, conseguir este feito pode ser complicado se tiver largos anos de experiência profissional.
Aquilo que deve evitar é incluir toda a informação e ter um currículo com quatro, cinco folhas. O importante é que continue de fácil e rápida leitura, que os seus pontos fortes estejam destacados e que tenha uma mensagem inicial forte e cativante.