Interessado numa nova carreira profissional? Muitas pessoas procuram mudar de carreira por vários motivos. As metas ou objetivos podem mudar, pode querer ser mais flexível, ou ter horários mais flexíveis.

No entanto, antes de tomar uma decisão, é fundamental analisar a sua situação atual e explorar várias opções de carreira e optar por aquela que mais se identifica.

Verifique todas a opções para avaliar os seus interesses, explore, avalie novos caminhos e faça a mudança para a uma nova carreira profissional.

Veja aqui 10 passos para que a sua mudança de carreira seja bem sucedida:

1. Avalie a sua satisfação no atual emprego

Elabore um diário com as suas reações em relação ao seu emprego e procure temas recorrentes. O que gosta mais e o que não gosta no seu emprego?  As suas insatisfações estão relacionadas com o seu trabalho, cultura da empresa ou com as pessoas com quem trabalha?

2. Avalie os seus interesses, valores e competências

Analise alguns projetos bem-sucedidos por onde tenha passado, como por exemplo, trabalho voluntário, para identificar atividades e competências preferidas. Veja agora se os seus principais valores estão a ser utilizados no seu atual emprego.

3. Considere carreiras alternativas

Faça um brainstorming sobre algumas alternativas de carreiras que podem combinar consigo, através de pesquisas e discuta os valores e competências com amigos, familiares ou contactos da sua rede.

Caso sinta dificuldade em criar algumas ideias, então pondere em encontra alguém que o possa aconselhar profissionalmente.

4. Confira várias opções de emprego

Faça uma avaliação de alguns sectores, para que possa identificar alguns aspetos e assim realizar pesquisas mais aprofundadas. Pode encontrar muita informação online importante sobre trabalhos do seu interesse.

5. Mantenha o contacto

Descubra o máximo possível sobre os seus sectores de preferência, descubra as pessoas de contacto e conheça-os bem para arrasar nas entrevistas informativas. Uma boa maneira de manter contacto com os entrevistadores é através das redes sociais, como o Linkedin.

6. Arranje um “trabalho sombra”

Seja a sombra de profissionais em áreas do seu interesse. Tire uns dias para “trabalhar” com outras pessoas em empregos para os quais gostaria de trabalhar.

7. Experimente diversas coisas

Identifique atividades voluntárias e também freelancers, que estejam relacionadas com a área do seu interesse. Por exemplo, se é do seu interesse trabalhar com animais então seja voluntário num centro de abrigo para animais.

8. Faça aulas e formações

Pesquise oportunidades de ensino que lhe tragam novos conhecimentos para a área do seu interesse. Pondere sobre uma formação pós-laboral numa faculdade próxima ou um curso online.

Tire um tempo do seu dia ou ao fim-de-semana e participe em seminários. Entre em contacto com grupos profissionais da área de interessa e consiga algumas sugestões.

9. Atualize as suas competências

Procure formas para desenvolver as suas novas competências no mercado atual de trabalho. Se a sua empresa oferecer formações internas, inscreva-se.

10. Pondere um novo emprego na mesma área

Imagine que é um gerente de loja numa grande cadeia de retalho, no entanto está cansado das horas noturnas e trabalhar fins-de-semana, coloque a hipótese de fazer parte da equipa dos recursos humanos da empresa dentro do mesmo sector.

Ou mesmo se for programador, considere as vendas técnicas ou a gestão de projetos.

 

Fonte8