10 passos simples para realizar uma entrevista

Se está a recrutar e quer encontrar a melhor pessoa para a função, então é essencial que prepare as entrevistas o melhor possível.

Conduzir uma entrevista não é tão simples quanto possa pensar e existe uma série de coisas que deve considerar antes de reunir com os candidatos, assim como antes de tomar decisões finais.

Conheça aqui 10 passos simples para realizar e conduzir uma entrevista de emprego e garantir que todos os elementos necessários estão a ser considerados para que consiga contratar o melhor candidato:

1. Reflicta sobre aquilo que quer

Se não tiver uma ideia clara sobre o tipo de pessoa que precisa em termos de competências, experiência e personalidade, então como será capaz de determinar se os candidatos que adequam ou não?

Antes de começar o recrutamento, faça uma checklist de todos os requisitos fundamentais – e alguns preferenciais – para a função e depois adapte as questões que pretende fazer nas entrevistas, para avaliar os candidatos.

2. Forneça informação relevante

Se pretende saber o melhor que um candidato pode oferecer, então é importante que permita que eles se consigam preparar correctamente. Ou seja, é importante que informe os candidatos sobre aquilo que espera e procura, sobre o local de realização da entrevista e quem estará presente.

O candidato irá apreciar o facto de estar envolvido no processo e estará mais preparado para transmitir as suas capacidades.

3. Prepare-se para a entrevista

Tenha em consideração a checklist que organizou e prepare uma lista de questões que permitam avaliar os candidatos. Embora algumas questões possam ser mais genéricas ou mais específicas para a funções, tente adaptar também perguntas a cada candidato.

Faça o trabalho de casa e leia com atenção os currículos dos candidatos que irá entrevistas para se familiarizar com o percurso de cada um.

4. Faça uma introdução

Comece a entrevista com uma conversa informal para quebrar o gelo. Pode, por exemplo, perguntar como foi a deslocação até à entrevista e o que têm planeado para depois – para ajudar a relaxar. Aproveite também este momento para apresentar os candidatos para os restantes membros da empresa presentes na entrevista e explicar como funciona a estrutura da organização.

5. Apresente o emprego e a empresa

Os primeiros minutos da entrevista devem ser aproveitados para fornecer ao candidato informação sobre a empresa, aquilo que faz, por que motivo está a contratar e no que consiste a função.

6. Faça perguntas e oiça

A entrevista deve fluir mais como uma conversa do que como um interrogatório. Por isso, certifique-se de que ouve atentamente aquilo que o candidato diz. Permita que eles terminem de falar antes de saltar para outro tópico.

Desta forma também terá oportunidade de pensar em questões mais “espontâneas”, para além daquelas que já tinha planeadas.

7. Valorize as questões dos candidatos

Uma entrevista deve ser bi-direccional, por isso é importante que encoraje os candidatos a colocar questão que possam ter sobre a função e/ou sobre a empresa.

Um bom candidato irá aproveitar esta oportunidade para colocar questões sobre a cultura da empresa, expectactivas para a função, projectos em curso, etc.

8. Explique os passos seguintes

Informe o candidato sobre aquilo que pode esperar a seguir: se, por exemplo, está a entrevistar mais candidatos, ser irá existir uma segunda fase e quando será expectável que sejam contactados.

9. Termine a entrevista

Certifique-se de que conseguiu obter toda a informação que pretendia antes que encerrar a entrevista. Uma vez satisfeito, agradeça ao candidato pelo seu tempo e informe-os que irá entrar em contacto – e é importante que o faça.

10. Reflita sobre o processo

Enquanto a entrevista ainda está fresca na sua cabeça, retire algum tempo para analisar as suas notas e refletir sobre o que foi falado. Embora ainda seja possível vir a entrevistar outras pessoas, pode já fazer uma selecção dos candidatos que possam ser adequados para o cargo ou não.

 

Fonte: The Undercover Recruiter