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10 tendências no local de trabalho em 2017

tendências

A empresa Sodexo lançou o “2017 Global Worplace Trends”, um relatório que tem como objetivo fundamentar novas ideias relativamente à forma de como vivemos e trabalhamos, quer sejam formas de trabalho ou as culturas que definem o local de trabalho.

O relatório baseia-se em temas do sector de Recursos Humanos e também na experiência da multinacional, no que diz respeito a serviços de alimentação e gestão das instalações.

Este relatório está dividido em dez áreas temáticas, ainda que todas as tendências estejam relacionadas. A principal conclusão deste relatório refere que tecnologia e a interactividade estão a modificar a maneira de trabalhar e onde trabalhamos. Sabendo que muitos factores influenciam o desempenho dos colaboradores, as empresas começaram a adaptar estratégias para questões como o design dos espaços, o bem-estar, a aprendizagem intergeracional e a responsabilidade corporativa.

As 10 tendências exploradas este ano são:

1. Empresas ágeis

Para as empresas é importante encontrar o equilíbrio entre a velocidade e a estabilidade, por isso procuram a agilidade para tentarem responder às novas condições com ajuda de novos meios, tais como a meditação (mindfulness).

2. Ascensão dos locais de trabalho partilhados

O co-working é um conceito novo, onde empresas interagem em espaços de trabalho comuns. A partilha do espaço físico, de recursos e de interações facilitam de certo modo a resolução de problemas mais complexos.

3. Colaboradores sem fronteiras

A forte deslocação dos colaboradores em larga escala quer nas economias desenvolvidas como nas emergentes, traz novas oportunidades para demonstrar vantagens da liderança inclusiva, avaliando as necessidades de competências, disponibilidade, benefícios de localização e integração cultural.

 4. Robôs a transformar o trabalho

Há muitos anos que os robôs estão presentes nos nossos locais de trabalho, assim como a inteligência artificial e por isso, as empresas usam-nas mais. Como tal, existe uma maior discussão de como explorar os robôs, utilizando-os numa vertente colaborativa com as pessoas e respectivas tarefas.

5. Aprendizagem intergeracional 

As empresas perceberam que pelo modo de vida dos colaboradores (trabalham até mais tarde), seria fundamental modificar a aprendizagem hierárquica e tradicional. Assim, com várias gerações e partilha de experiências, todos os colaboradores podem ensinar uns aos outros, promovendo uma nova cultura de desenvolvimento pessoal.

 6. Personal Branding no trabalho

O “Personal Branding” é uma óptima e poderosa ferramenta para promover a marca pessoal dos próprios colaboradores ao serviço das empresas e pode ser vantajosa tanto para empregados e empregadores.

 7. Redefinir a experiência no local de trabalho

A forma como os colaboradores estão no ambiente de trabalho e o espaço físico e a tecnologia a que estão sujeitos, influência a sua satisfação. Todo o design thinking influencia e optimiza esta vivência dos colaboradores, seja dentro ou fora do local de trabalho.

8. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

Para o desenvolvimento sustentável um dos objetivos da Agenda 2030 consiste no trabalho conjunto das empresas e governos, em todo de uma visão partilhada. A forma como as empresas interpretam e adaptam as suas práticas influenciará os objetivos e as necessidades para uma mudança positiva.

9. Libertar o potencial do talento dos millennials

Ao compreender melhor a geração dos millennials e ao captar os atributos que estes podem trazer para um local de trabalho, poderá ajudar as empresas a percepcionar o futuro do local de trabalho de outra forma.

10. Wellness 3.0

Não se trata somente de prevenção dos problemas de saúde no local de trabalho. O espaço em que trabalhamos passa a ser um espaço de bem-estar e um estímulo para uma vida mais saudável, tanto para colaboradores como famílias e a comunidade integrante.

 

Caso pretenda obter mais informações veja o relatório na íntegra aqui.

 

Fonte: Human Resources

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