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12 dicas para tornar o seu Currículo mais fácil de ler

currículo

Estudos demonstram que os recrutadores demoram a ler cada CV entre 6 e 10 segundos. Isso quer dizer que, não só o conteúdo do seu currículo deve ser muito bem estudado, como também a estrutura deve facilitar a análise das informações do CV.

Torne o seu CV visualmente atractivo e fácil de ler com estes 12 truques:

  1. Não centre o texto ou os títulos

Mantenha o alinhamento dos parágrafos e títulos à esquerda. O olho está treinado para olhar para a margem esquerda da página quando se roca de linha – por isso, o recrutador terá mais dificuldade em ler o texto/título se estiver ao centro da página.

  1. Alinhe as datas e locais de trabalho à direita

Para evitar ter demasiada informação numa só linha, crie uma coluna à direita para incluir as datas e locais de trabalho. Por exemplo:

Coordenador Regional de Vendas – EmpresaXPTO                                                Tavira – 2010/2013 

  1. Alinhe o texto e tópicos à esquerda

Embora o texto fique com melhor aspecto estando justificado, este alinhamento pode dificultar a leitura do CV, já que o espaçamento entre palavras não é uniforme.

Opte pelo alinhamento à esquerda, que facilitará a leitura do recrutador.

  1. Utilize o mesmo tamanho de letra em todo o CV

À exceção do seu próprio nome e Secções (experiência profissional, formação, competências…), que podem estar num tamanho superior, a letra do CV deve estar sempre no mesmo tamanho. Se optar pelo tamanho 10, use-o em todo o texto à exceção do nome e seções, que deverão estar a 14.

Quando necessário, utilize negritoitálico ou MAIÚSCULAS para dar destaque às informações.

  1. Dê destaque ou à função ou à empresa anterior

Decida qual das duas é mais relevante e coloque somente uma em negrito.  Por exemplo, em vez de “Coordenador Regional de Vendas – Empresa XPTO“, opte por “Coordenador Regional de Vendas – Empresa XPTO”, ou vice-versa.

  1. Evite escrever com MAIÚSCULAS

Esta técnica de destaque só deve ser utilizada em casos muito específicos, como o título das seções.

Um estudo comprovou que é mais difícil ler palavras em MAIÚSCULAS, porque existe menos distinção entre os caracteres.

  1. Comece por escrever o mais importante

O primeiro tópico de cada secção/experiência profissional/formação deve ser o mais importante, já que determina se o recrutador terá interesse em ler os restantes. Utilize-o para chamar à atenção com verbos de ação e casos de sucesso.

  1. Limite cada tópico a 2 linhas no máximo

Os tópicos existem para evitar o texto corrido – logo não devem ser extensos. Se possível, escreva somente uma linha em cada tópico.

  1. Escreva os números em dígitos e não por extenso

Utilizar números é uma forma fácil de mostrar os resultados que trouxe às empresas onde trabalhou anteriormente. Para facilitar a leitura do Currículo, não os escreva por extenso, mas em dígitos (ou seja, 20 em vez de vinte).

  1. Crie uma seção de competências

Escreva uma lista com as suas principais competências, para que o recrutador consiga encontrá-las mais facilmente. Não deixe, no entanto, de demonstrar como as utilizou em contexto de trabalho na secção de experiência profissional.

  1. Utilize um espaço branco para deixar o documento “respirar”

Um documento com muito texto fica denso e cansativo e mais rapidamente será posto de lado. Aumente as margens e espaçamentos, bem como o espaço branco entre as várias secções do CV.

  1. Seja consistente ao longo do Currículo

Utilize a mesma formatação ao longo de todo o documento. O tipo e tamanho de letra, espaçamento, forma de dar destaque (negrito, itálico, maiúsculas, etc.) devem ser consistentes. Por exemplo, se no início do CV utilizou letra Arial de tamanho 11, esta deve ser a mesma para o resto do documento.

 

Facilite a leitura ao recrutador para que o seu Currículo demonstre que é o candidato ideal para a função.

 

FonteThe Daily Muse

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

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