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12 maus hábitos que o impedem de ser produtivo

A produtividade está mais relacionada com ser mais inteligente na forma de trabalhar do que com trabalhar arduamente. Embora não seja fácil, é possível fazer mais em menos tempo se não se prejudicar com maus hábitos.

Veja 12 coisas que deve parar de fazer imediatamente para ser mais produtivo, de acordo com o Insider Pro:

1. Impulso de navegar online

Como a maioria dos profissionais tem acesso à internet no trabalho, é fácil haver distrações ao procurar por algo que nos lembramos de repente.

O recomendado é anotar esses pensamentos ou perguntas num bloco de notas para pesquisar mais tarde, num momento em que não esteja com tanto trabalho, ou, se possível, fora do horário de trabalho.

2. “Multitarefas”

Embora muitos acreditem que conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo, vários estudos apontam que apenas 2% da população consegue desempenhar várias tarefas em simultâneo, de modo eficaz.

Para os restantes, ter multitarefas é um mau hábito que diminui a nossa capacidade de concentração e nos torna menos produtivos a longo prazo.

3. Verificar o e-mail várias vezes por dia

Verificar o e-mail diversas vezes ao longo do dia faz perder até 25 minutos de tempo laboral. O consultor de estratégia Ron Friedman sugere que saia do e-mail e desligue o telemóvel por sessões de 30 minutos quando se imerge em trabalho.

4. Deixar o trabalho mais importante para o final do dia

É comum as pessoas começarem o dia fazendo as tarefas mais fáceis e deixar o trabalho mais difícil para mais tarde. Isto não é aconselhável uma vez que pode fazer com que o trabalho mais importante não seja feito.

5. Ter muitas reuniões

Nada interrompe tanto a fluidez da produtividade como uma reunião desnecessária. E com tantas ferramentas à mão como o e-mail, mensagens instantâneas e videochamada, é melhor deixar reuniões para apresentações e discussões importantes que têm mesmo que ser feitas pessoalmente. E se for o caso de marcar uma reunião ou ser convocado para uma, é bom ter definido o horário de início e fim, para que todos possam se orientar.

6. Ficar sentado o dia todo

A consultora de empresas Nilofer Merchant partilhou a forma como ajudou várias grandes empresas a desenvolver novas ideias de sucesso: através de reuniões ao ar livre. Ela recomenda que substitua as reuniões em cafés ou salas fechadas por reuniões em passeios ao ar livre de 30 a 50 km por semana e afirma que ficarão surpreendidos pela forma como o ar fresco potencializa pensamentos “frescos” e trará novas ideias.

7. Activar o botão “snooze”

Adiar o despertador várias vezes para dormir mais logo pela manhã pode dar a sensação de que está a ganhar mais tempo para dormir antes de começar o dia, mas a realidade é que esse botão pode estar a fazer pior do que imagina.

Isto porque quando acorda, o seu sistema endócrino começa a liberar hormonas de prontidão para começar o dia. Ao voltar a dormir, você abranda este processo e esses poucos minutos não dão ao seu corpo o sono reparador que precisa.

Mas não quer dizer que deve cortar no sono. Uma boa noite de sono tem o poder de aumentar a produtividade, a felicidade, a tomada de decisões e desbloquear melhores ideias. O truque para conseguir mais tempo de sono é planear antecipadamente e reduzir o ritmo mais cedo.

8. Falhar em definir prioridades

Pode pensar que ter muitos objetivos é a melhor forma de garantir o sucesso, pois se um falhar, pelo menos tem outros. Mas isso pode ser extremamente improdutivo. O ideal é fazer uma lista das 25 coisas que quer fazer antes de morrer e, em vez de tentar completar todas, escolha as cinco que são mais importantes e ignore o resto.

9. Planear de forma exagerada

Muitas pessoas ambiciosas e organizadas tentam aumentar a sua produtividade fazendo um pleaneamento meticuloso de cada hora do dia. Infelizmente, as coisas nem sempre correm como queremos, e bastam coisas como um filho doente ou uma tarefa inesperada para desorganizar todo o dia. Em vez de fazer um planeamento exaustivo, tente programar apenas quatro ou cinco horas de trabalho real todos os dias, para que possa ser mais flexível.

10. Pouco planeamento

Por outro lado, também não deve deixar a organização de lado. Dedique um tempo para planear antes de tentar cumprir objetivos a longo prazo. Tentar chegar à fase final de um projeto que ainda está pela metade pode ser frustrante e uma perda de tempo.

Primeiro, determine como quer que seja o seu resultado final e trace uma série de etapas que deverá cumprir. Assim, quando estiver a meio do projeto, poderá rever o seu trabalho para se certificar de que está no caminho correto e ajustá-lo caso necessário.

11. Ter o telemóvel perto da cama.

Estudos relatam que as luzes azuis, libertadas pelas telas de smartphonestablets e computadores, provocam lesões e diminuem a produção de melatonina, uma hormona que ajuda a regular o ciclo do sono.

12. Perfeccionismo

Para o filósofo e autor britânico Alain de Botton, a raiz da procrastinação é, mais do que a preguiça, o medo de não fazer um bom trabalho.

“Só começamos a trabalhar quando o medo de não fazer absolutamente nada ultrapassa o medo de não fazer algo muito bem… e isso pode demorar algum tempo”, escreve ele no seu site The Book of Life.

A única forma de ultrapassar a procrastinação é abandonar o perfeccionismo e não entrar em pânico por causa de detalhes conforme avança. Fingir que a tarefa que tem para fazer não tem muita importância e que por isso não faz mal errar pode ajudá-lo a atirar-se ao trabalho mais depressa.

 

 

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