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Sente que o tempo não é suficiente para completar todas as suas tarefas? Sabe que tem que trabalhar mas custa-lhe começar uma nova tarefa ou que a sua produtividade é cada vez mais baixa?

As empresas procuram colaboradores que consigam completar todos os projectos num curto período de tempo, e sem descurar a qualidade. Por isso, é importante ter alguns “truques” para conseguir estar à altura do esperado.

Hábitos que vão aumentar a sua produtividade 

  1. 20% do trabalho produz 80% dos resultados: foque-se nas tarefas que produzem resultados e ignore/delegue as tarefas que não interessam.
  2. Limite a resposta a e-mails: estar sempre atento e a responder aos e-mails quebra-lhe os ciclos de produtividade e faz com que demore mais a completar cada projecto. Mantenha a disciplina de apenas ver os seus e-mails 3/4 vezes por dia.
  3. Não escreva e-mails muito extensos: torne-os simples e sucintos. Se a resposta for mais do que 5/6 linhas, prefira falar com a pessoa ao telefone ou pessoalmente.
  4. Durma: Se descansar convenientemente conseguirá trabalhar a 100% durante mais tempo
  5. Não deixe tarefas a meio: Quando estiver a fazer um projecto/tarefa ou a responder a um e-mail, não se deixe interromper. Mude de projecto somente quando o primeiro estiver concluído.
  6. Não tenha medo de avançar: É importante preparar-se para as tarefas, mas não use a falta de preparação como desculpa para procrastinar.
  7. Evite o multi-tasking: Fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer uma forma eficaz de despachar trabalho. Na realidade, o multi-tasking divide a sua atenção, o que faz com que a sua produtividade seja menor em cada tarefa
  8. Reduza a sua lista de afazeres: Uma lista ambiciosa, com mais de 20 itens, pode causar-lhe stress sem necessidade. Anote apenas 3 a 5 acções que precisa de fazer imediatamente.
  9. Comece pela tarefa mais difícil: A maioria das pessoas tem o seu pico de energia logo pela manhã – use este período de forma inteligente e complete os projectos mais complexos.
  10. Não seja perfeccionista: Deve apresentar trabalho bem feito, mas não perca demasiado tempo a fazer melhorias que podem nem fazer diferença no resultado final.
  11. Faça pausas: Perde algum tempo de trabalho mas ganha em termos de concentração e produtividade. De hora a hora, levante-se, ande um pouco, estique os músculos e relaxe. Aproveite para “limpar” a sua mente e voltar ao trabalho revigorado.
  12. Pense no resultado pretendido: Comece os projectos “ao contrário”. Visualize o resultado que gostaria de obter e depois pense nos passos que precisa de tomar para lá chegar. Mais facilmente conseguirá fazer a sua lista de afazeres.
  13. Faça exercício: Para além de ser saudável, ajuda a baixar os níveis de stress e ansiedade.
  14. Coma alimentos saudáveis: Para além de exercício, o seu corpo precisa de comida de qualidade para estar no seu melhor. Alimentos com muitos açúcares e gordura baixam o seu nível de energia e terá mais dificuldade em concluir os projectos.
  15. Tenha reuniões eficientes: É muito comum os colaboradores estarem 1 hora dentro de uma sala de reuniões. No entanto, se evitar as conversas paralelas e estabelecer objectivos claros, conseguirá reduzir o tempo para metade.
  16. Guarde as suas ideias: Não deixe as suas melhores ideias “fugirem”. Tenha consigo um bloco de notas ou aplicação no telemóvel para escrever tudo o que lhe parecer importante.
  17. Elimine decisões básicas: “Que roupa vou usar? Onde vou tomar o pequeno-almoço?”Evite ter de tomar este tipo de decisões para se poder focar no seu trabalho a 100%. Crie rotinas para eliminar as decisões triviais.
  18. Trate o seu tempo como dinheiro: Gastaria o seu dinheiro em coisas inúteis? Ou tentaria optimizar a forma o gasta? O seu tempo é valioso, não o utilize em tarefas que não produzam resultados.
  19. Invista em si: Faça formação nas áreas que precisa de melhorar. A sua aprendizagem não acaba depois de concluir o secundário ou ensino superior – todos os dias deve aprender algo novo e que possa ajudá-lo a ter melhor desempenho no trabalho.
  20. Visite as redes sociais: De certeza que está sempre com vontade de dar um pulinho ao Facebook para ver as últimas notícias. Permita-se distrair do trabalho duas vezes por dia – voltará mais focado e relaxado.

 

Fonte: The Daily Muse