linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / 3 passos para uma entrevista informativa perfeita!

3 passos para uma entrevista informativa perfeita!

Entrevista informativa

Digamos que geriu todo o processo complicado para pedir uma entrevista informativa e agendar uma reunião com um excelente contacto na área. E agora? Como aproveitar ao máximo essa conversa?

Veja aqui três passos para estar preparado e garantir que consegue os conselhos que precisa, para além de causar uma ótima impressão! (Também poderá ser útil saber o que fazer antes da próxima entrevista informativa).

Inicie a conversa

As pessoas gostam de falar sobre si mesmas, então deixe-as falar. Continue a conversa perguntando ao seu contacto sobre as suas experiências até o momento. Algumas sugestões:

  • Como foi o seu início nesta área?
  • Como é trabalhar na sua empresa?
  • Em que projectos está a trabalhar agora?
  • Qual a sua opinião sobre… (por ex.: o desenvolvimento no sector)?

Lembre-se que também deverá estar preparado para falar sobre si, as suas experiências passadas e os seus objectivos de carreira, afinal, mais do que ser um momento para pedir conselhos e aprender com as experiências do seu contacto, também é uma oportunidade de causar boa impressão.

Não tenha receio, por exemplo, de falar sobre algo que conhece antes da sua pergunta, como: “Parece que desenvolvimentos recentes no campo da fissão nuclear serão bastante perturbadores para o sector de energia. Como pensa que isso afetará a sua empresa?”.

Obtenha o que pretende

Depois de fazer uma conversa geral, é hora de avançar para o que veio: obter conselho que não consegue de outra forma.

Antes da reunião, pense nas informações privilegiadas que deseja aprender com essa pessoa. O que está à procura? Existe algo que possa aprender com essa pessoa que seria difícil de aprender por conta própria? Ajuste as suas perguntas dependendo da etapa em que se encontra no processo de emprego.

Imagine que ainda se encontra num momento exploratório, a tentar descobrir se trabalhar para uma startup na área de tecnologia educacional é algo para si. Faça perguntas como:

  • Como escolheu esta empresa ou posição no meio de tantas outras no seu mercado?
  • O que é mais gratificante ao trabalhar neste sector? E qual(is) o(s) maior(es) desafio(s)?
  • O meu background é planeamento urbano. Como acredita que posso aproveitar a minha experiência anterior neste campo?

Agora, se estiver mais adiantado na sua pesquisa de emprego e quer usar esses conselhos para empresas específicas, não tenha receio de fazer perguntas como:

  • Estou a aguardar retorno sobre algumas entrevistas. Que conselho me daria para estar melhor preparado?
  • Quais experiências, habilidades ou traços de personalidade a sua empresa procura em novas contratações?
  • O que teria feito de forma diferente quando iniciou o seu emprego?
  • Qual dica sobre pesquisa e procura de emprego daria a alguém na minha situação?

Tenha em mente que está a construir uma relação com o seu contacto e, portanto, deverá seguir o fluxo da conversa e não começar a “atirar” muitas perguntas. Lembre-se de que o que estas questões têm em comum é que procura por conselhos e deverá manter-se assim.

Não é segredo que está claramente à procura de emprego e a maneira mais fácil de afastar o seu contacto é pedir directamente um emprego (ou qualquer coisa nesse sentido). Se partir dele a sugestão de encaminhar o seu currículo com base na conversa, aproveite!

Entre na rede do seu contacto

Enquanto está a encerrar a sua reunião, peça recomendação de duas ou três pessoas com as quais seria bom conversar. A probabilidade de que alguém fale consigo aumenta quando a solicitação inicial ocorre através de um contacto mútuo.

A dica aqui é fazer o seu pedido o mais específico possível. Pode até pensar que segmentará muito, mas na verdade torna fácil para o seu contacto pensar em alguém quando diz: “Poderia recomendar algumas pessoas para que eu fale mais sobre opções depois de uma carreira em consultoria?”, do que encontrar uma resposta para “existe alguém que possa me recomendar?”.

Para recapitular, lembre-se da conversa, saiba o que pretende com a reunião e não saia dela sem saber com quem entrará em contacto a seguir. E lembre-se de enviar uma nota de agradecimento ou, uma sugestão ainda melhor é contactá-lo novamente com uma atualização sobre as reuniões com as pessoas que ele recomendou e os resultados da sua pesquisa de emprego.

Afinal, os seus entrevistadores informativos não são apenas úteis para conselhos, eles poderão se tornar parte da sua rede de contactos a longo prazo.

 

Fonte: The Muse

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*