linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / 3 razões porque não é promovido no seu emprego

3 razões porque não é promovido no seu emprego

porque não foi promovido

Acontece aos melhores. Você não conseguiu a promoção que queria e acha que a merecia. Isso dói, é frustrante, mas não é o fim da sua carreira.

Agora tem duas opções: ficar deprimido e com raiva, ou aprender com esta experiência e tentar perceber o que se passou, afinal.

Aqui estão as três razões mais comuns que levam a que um colaborador não seja promovido no seu emprego, segundo o theundercoverrecruiter:

  1. Não promove o seu próprio trabalho

Uma das razões mais comuns é esta: não promover o valor que traz para a organização.

Muitas pessoas acreditam que trabalhar arduamente, atingir metas e fazer mais, vai falar por si só. Mas, a verdade é que o seu chefe não é vidente e vive num mundo onde tem mais que fazer!

Se quer ser promovido, tem de ganhar visibilidade no seu emprego. Se o seu chefe não consegue facilmente perceber onde é que você tem contribuído para a organização, vai perder a oportunidade de avançar na sua carreira.

Atenção: não tem que se andar a gabar por tudo e por nada e ser egocêntrico. Mas tem que se certificar que os seus superiores percebem aquilo que está a fazer e que está a contribuir para a empresa.

Estas são quatro maneiras simples para promover o valor do seu trabalho sem ser visto como uma pessoa prepotente:

  • Enviar actualizações semanais do seu trabalho a informar o seu chefe sobre o que tem estado a fazer e o que já conseguiu realizar até ao momento.
  • Falar sobre os resultados do seu trabalho, em vez de explicar ao pormenor o que fez para lá chegar (a não ser que lhe peçam).
  • Falar sobre aquilo que já fez e como isso pode ajudar a empresa se os seus colegas adoptarem a sua estratégia.
  • Oferecer-se como voluntário para falar em reuniões ou para projectos onde pode mostrar os seus pontos fortes.

Conheça também estas 6 formas de se destacar no seu emprego.

  1. Não está aberto a comentários:

Ser uma pessoa fechada a sugestões, críticas ou comentários, é uma forma de acabar com as hipóteses de ser promovido. Todos nós somos fechados às vezes, e isso é normal, mas não o faça de forma consistente e permanente.

Uma pessoa sem hipóteses de ser promovida é aquela que:

  • Age defensivamente a uma crítica
  • Acha que o problema é sempre com os outros, e nunca consigo
  • Se recusa a mudar, mesmo que o que esteja a fazer não esteja a dar resultado

A crítica é difícil de aceitar, mas é algo essencial para identificar os seus pontos fracos e as áreas onde pode melhorar.

Quando ouvimos críticas ou sugestões onde podemos melhorar, isso pode magoar-nos e até podemos sentir que se trata de algo pessoal contra nós. Mas veja estas três formas de aceitar comentários:

Não reaja. Ao primeiro sinal de crítica, antes de fazer ou dizer qualquer coisa – páre. Tente não reagir por impulso! Mostre à pessoa que está a falar consigo que está aberto ao que ela lhe tem a dizer e que se preocupa com a sua opinião.

Ouça! Tanto pode ser difícil receber críticas, como dá-las. Permita que a pessoa partilhe os seus pensamentos sem interrupção. Depois repita-lhe o que ouviu para confirmar que percebeu o que lhe foi dito e falarem melhor sobre o assunto.

Defina um plano para lidar com os problemas. Ter um plano é a melhor maneira de voltar a controlar a situação. Envie um email de acompanhamento para a pessoa que lhe deu as sugestões ou críticas e explique-lhe o seu plano para fazer as alterações apropriadas à situação. Reveja esse plano semanalmente para garantir que está no caminho certo.

Seja pró-activo. Bom ou mau, é essencial para o seu crescimento profissional entender as expectativas que o seu chefe e os outros têm de si. Não espere pelo feedback dos outros. Em vez disso, procure regularmente a opinião dos outros. Desta forma, não só vai ganhar o respeito da sua equipa, mas também vai ajudar a fomentar boas relações.

  1. Não toma a iniciativa:

Você faz o seu trabalho e só o seu trabalho. Não faz mais além do que o seu trabalho porque é pago para isso. Mas para ser promovido precisa de fazer algo mais. Se atender às expectativas, é muito mais fácil chegar à promoção que tanto ambiciona.

Fazer bem aquilo para que foi contratado é bom, mas aqueles que usam as suas competências para ajudar fora do âmbito do seu trabalho, são aqueles que são promovidos. Na verdade, muitas vezes a sua ajuda pode ser pequena, mas se tomar a iniciativa de ajudar sempre que for necessário, com o objectivo em mente  de trazer sucesso e crescimento à empresa, tem com certeza mais hipóteses de vir a ser promovido.

Tome a iniciativa, pedindo ao seu chefe, se há outras coisas que possa fazer para ajudar a empresa. Esteja disponível para ajudar, mesmo que a tarefa esteja fora da sua função ou do seu horário. Oferecer ajuda antes que lha peçam, vai fazer com que pensem em si na altura de ser considerado para uma promoção.

 

Longe vão os dias em que a promoção simplesmente acontece do nada. Veja também aqui 4 tipos de atitudes que afectam o seu trabalho. Siga estas lições e aprenda com os erros do passado para entrar no caminho certo e chegar à promoção que tanto ambiciona.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*