--

A maioria dos candidatos assume que, a partir do momento em que clicam no botão enviar, o seu e-mail e respectivos anexos irão directamente para a caixa de entrada do recrutador.

O que muitos esquecem é que há uma hipótese do e-mail ir parar ao spam por causa do seu conteúdo. Existem soluções fáceis para evitar que o seu currículo vá parar ao lixo electrónico. Veja abaixo as quatro dicas apresentadas pelo Careerealism.

1. Seja selectivo com as palavras utilizadas no assunto e corpo do e-mail

Há certas palavras que desencadeiam os filtros de spam. Evite utilizar palavras como “por favor leia”, “oferta”, “oportunidade”, “garantia” e “prometo”.

2. Evite MAIÚSCULAS e pontos de exclamação!!!!!

Utilizar todas as letras em maiúsculas, além de quebrar as regras de etiqueta de e-mails (passa a impressão de estar a gritar com a outra pessoa), pode accionar os filtros de spam, assim como o uso exagerado de pontos de exclamação.

3. Evite incorporar imagens

Este aviso é, principalmente, para aqueles que gostam de utilizar uma imagem na assinatura do e-mail. Essas imagens incorporadas no corpo do e-mail podem accionar os filtros de spam. Evite utilizar uma imagem, mas lembre-se de incluir seus contactos na assinatura (telefone, redes sociais, skype, etc.).

Se optar por um currículo infográfico, por exemplo, também evite incorporá-lo no corpo do e-mail. Opte sempre por anexar os arquivos.

4. Evite links como “Clique aqui”

Se tem o interesse de direccionar o recrutador para o seu portefólio online, site ou blog, evite o uso do termo “Clique aqui”, pois está associado com frases de spam.

 

Ainda tem algumas dúvidas se o conteúdo do seu e-mail poder ser considerado lixo electrónico? Há diversos sites gratuitos onde pode testar o nível de spam dos seus e-mails antes de enviá-lo ao recrutador.