4 dicas para ter sucesso no trabalho temporário

Muitas vezes, perto de épocas festivas como o Natal e a Páscoa ou na altura do Verão, muitas das empresas aumentam as suas vagas para trabalho temporário.

Apesar de sabermos que muitas vagas são apenas isso – temporárias – há sempre uma percentagem de funcionários que acaba por ficar na empresa.

O consultor em Gestão de Pessoas Eduardo Ferraz apresenta-lhe quatro dicas para ter sucesso no trabalho temporário e para aumentar as suas hipóteses de continuar na empresa

1. Reforce as suas atitudes positivas

Atitudes como boa disposição, pro-atividade, profissionalismo e pontualidade são extremamente valorizadas, segundo o consultor, que afirma ainda: “O que cria uma boa reputação profissional é o efeito acumulado de suas atitudes positivas. Se, para além de usar suas melhores características de personalidade, também praticar boas atitudes no dia-a-dia, conseguirá construir um “património” moral de grande valor.”

2. Identifique os seus pontos fortes

Alguns comportamentos, tais como ser exigente, desconfiado, perfeccionista, falador, muitas vezes são vistos como inadequados perante a sociedade mas podem tornar-se num ponto forte se correctamente utilizados. Ser desconfiado pode ser um talento, por exemplo, se a pessoa trabalhar numa função em que desconfiar seja um pré-requisito, como no caso de um auditor.

3. Neutralize os seus pontos fracos

Os seus pontos fracos podem prejudicar a sua carreira e, por isso, devem ser atenuados o máximo possível de modo a que os seus pontos fortes possam-se revelar com maior intensidade. Alguns pontos fracos podem ser: apatia, procrastinação, aversão à aprendizagem, pessimismo, dificuldade em assumir compromissos e antipatia.

4. Posicione-se onde tem mais rendimento

Procure trabalhos onde possa utilizar os seus pontos fortes principais na maior parte do tempo.

É importante referir que as dicas mencionadas também são válidas para os profissionais que pretendem destacar-se no seu trabalho, seja com o objectivo de obter uma promoção ou até mesmo para garantir o emprego em tempos de crise.