linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / 4 formas para ir a entrevistas tendo pouca experiência

4 formas para ir a entrevistas tendo pouca experiência

4 formas para ir a entrevista com pouca experiência

Vivemos num período em que muita gente se debate com um problema: não consegue arranjar um trabalho sem ter experiência, mas não consegue adquirir a experiência para obter o trabalho.

Contudo, claro que existem excepções que, mesmo sem experiência, são chamados a entrevistas.

Acima de tudo, deve entender que quando se candidata a um emprego vai ser avaliado de uma das seguintes formas: de acordo com o seu potencial de contribuir para a evolução da empresa ou de acordo com as suas competências em áreas relacionadas com o pretendido.

Em alguns casos, mais importante do que a experiência profissional é fazer um Marketing pessoal eficaz! Segundo o Careerealism, deve pensar em si como um serviço que precisa de ser “vendido”: como se vai apresentar e qual será a sua frase de destaque? Veja 4 formas de ser chamado para uma entrevista, mesmo sem ter experiência profissional.

1. Escreva o currículo vencedor

Antes de conseguir cativar o entrevistador com as suas técnicas na entrevista, tem que conseguir chamar a atenção através do seu currículo.

A parte mais difícil da procura de emprego é ser um candidato cativante no papel, sem ser demasiado exagerado. O primeiro passo para conseguir uma entrevista sem qualquer experiência na área, é ter o seu currículo bem estruturado.

  • Introdução

Mesmo que tenha muita experiência em outro sector referir tudo detalhado não vai aumentar a sua probabilidade de ser contratado.

Explique como a sua experiência anterior pode contribuir para os seus objectivos na área que pretende.

  • Experiência profissional

Algumas vezes, os requisitos para um emprego são apenas prospeções do que é pretendido pelo empregador.

Até se pode sentir pouco qualificado quando lê o anúncio de emprego, mas tenha em consideração que o perfil pedido está estruturado de modo a encontrar o candidato perfeito. É pouco provável que uma empresa encontre um candidato com todos os requisitos e competências que especificaram e é muito provável que escolham quem mais se aproximar da descrição.

O seu currículo deve estar estruturado de modo a que a sua experiência relevante sobressaia, uma vez que a maioria dos recrutados não irá ler todos os detalhes.

  • Educação

Mesmo que as suas habilitações não sejam relevantes para o sector a que se está a candidatar, é sempre importante fazer referência. Demonstra que está focado em alcançar os seus objectivos e pode ser o que o distingue dos restantes candidatos. Se, por exemplo, tiver andado na mesma escola que o responsável dos Recursos Humanos, pode criar proximidade e passar a um potencial candidato.

  • Objectivos e visão

Neste parágrafo é onde deve convencer a empresa de que chamá-lo a entrevista pode compensar.

Revele o seu potencial valor demonstrando que tem uma atitude correcta, curiosidade sobre a indústria, boa capacidade de comunicação, entusiasmo e uma ética de trabalho positiva.

2. Ofereça-se para realizar um estágio

Provavelmente, não existe melhor forma de demonstrar entusiasmo e compromisso com um trabalho onde não tem experiência do que se oferecer para realizar um curto estágio.

Pode parecer aborrecido, especialmente se já trabalhou anteriormente e pode sentir que está a começar do zero. Contudo, as hipóteses de ser chamado aumentam consideravelmente.

Desta forma, mostra que está disposto a sacrificar o seu tempo e energia para ganhar experiência comprovada numa determinada área.

3. Faça contactos na área profissional que pretende

Muitas vez não é importante aquilo que sabe mas sim quem conhece. Apesar de não ser considerado justo, é uma realidade. A melhor forma do seu currículo ser colocado no topo é com conhecimentos profissionais.

Quando não tem qualquer experiência profissional, ter alguém que entregue o seu currículo em mãos e o elogie pode ser a melhor solução.

4. Seja assertivo

A melhor forma de se distinguir dos restantes candidatos é ir atrás daquilo que pretende.

Pode parecer arriscado e que está a ser demasiado ambicioso mas, muito provavelmente, irá despertar curiosidade. Não tenha medo de contactar o gestor de recursos humanos directamente. Depois de submeter a sua candidatura, envie um e-mail a apresentar-se e a indicar que se candidatou.

O pior que pode acontecer é não ser chamado a entrevista – que era a situação onde estava antes. Então, por que não arriscar?

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*