linkedin google plus facebook twitter
Home / Destaque / 4 mitos sobre a procura de emprego

4 mitos sobre a procura de emprego

Chegou a hora de desmistificar alguns pensamentos mais comuns que muitos candidatos têm, quando o tema é a procura de emprego. Veja os 4 mitos mais frequentes:

Mito #1: Precisa de saber o que realmente quer fazer antes de começar a enviar as suas candidaturas

É daqueles que quando terminaram a faculdade não sabia o que queria fazer profissionalmente? Calma e não entre em pânico, porque não está sozinho! A não ser, que se tenha formado numa área específica, não é expectável que saiba de imediato o que deseja fazer.

Então por onde começar? Pense nos seus pontos fortes e os tipos de emprego que se poderão enquadrar com as suas competências. Por exemplo, gosta de trabalhar em equipa ou por conta própria? Prefere estar no backoffice ou interagir diretamente com pessoas?

Pense também no que mais gostou em qualquer experiência de trabalho que tenha tido, faça uma lista e junte as suas principais competências. Com essa lista cruze as informações e já pode definir qual o trabalho mais adequado para si.

Mito #2: Encontre agora o emprego perfeito

A maioria das pessoas gostariam que assim fosse, mas raramente acontece! Para não falar de quando não sabe bem o que pretende fazer, então como pode procurá-lo?

Como tal deve começar por etapas. Define metas curtas e só depois as de longo prazo. Para os objetivos de curto prazo pense no que quer e no que precisa no momento. Por exemplo, ganhar o suficiente para sair de casa ou morar perto do local de trabalho, certamente que não lhe causará danos na sua conta bancária. Relativamente ao objetivos de longo prazo podemos definir 5-10 anos, em que deve pensar qual a área que pretende se estabelecer profissionalmente ou em que nível pretende estar na sua carreira.

O seu primeiro emprego pode não ser o sonho ideal, mas se for um bom equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo, então pode ser o começo para alcançar o emprego perfeito.

Mito #3: Precisa ter experiência na área à qual se está a candidatar

Quando falamos na procura de emprego, é importante saber que as empresas procuram pessoas que provem o seu trabalho e com competências para o fazer, não precisa propriamente de ter uma experiência relevante. Completou uma dissertação focada em dados? Muito bem, então envie para os analistas ou para pesquisas. Chegou a hora de brilhar!

Mito #4: Sabe que nunca vai ser o selecionado, porque continua a submeter candidaturas e é constantemente recusado

Uma dica é dedicar-se a cada oferta de emprego. Crie uma estrutura e estabeleça metas, isso permite-lhe gerir o seu tempo de uma forma eficaz. É normal que conseguir um emprego demore algum tempo, então certifique-se que sabe tudo sobre a sua candidatura e que está preparado para questões.

 

Com os feedbacks que vai recebendo e com a prática tornar-se-á o “mestre” das candidaturas.

 

Fonte: The Undercover Recruiter

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*