linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / 4 passos para ser mais original no seu trabalho

4 passos para ser mais original no seu trabalho

Um estudo realizado pela Gallup revelou que apenas 13% dos trabalhadores se sentem realmente envolvidos no trabalho. O que faz com que a maioria da população trabalhadora esteja presa às suas carreiras e a desejarem não serem um no meio de muitos. Mas sim, mais originais.

Infelizmente, são poucos os que tomam medidas para serem mais originais. E porquê?

Uma palavra: medo.

O professor Adam Grant, no seu livro Originals, refere que para desfazer o mito de ser original exige um elevado risco. Qual objetivo? As pessoas originais são mais comuns do que nos apercebemos. Mas mais importante, incentivar a sermos mais originais para obtermos benefícios profissionais.

Dois caminhos para a realização. Em qual se encontra?

Há alguns anos atrás os psicólogos determinaram que a realização é concretizada de duas formas: conformidade ou originalidade. A conformidade é segura, enquanto a originalidade desafia o estado actual. Não é difícil perceber porque todos admiramos a originalidade, pois é mais raro que a conformidade.

A própria definição é intimidante

Definição de ‘original’ no dicionário:

“Uma coisa de caráter singular ou única; uma pessoa que é diferente das outras pessoas de uma forma mais atraente ou interessante; uma pessoa de iniciativa ou capacidade inventiva”.

Ser original sempre foi um elogio. A sua definição parece difícil de alcançar. Mas devido ao trabalho de Grant, é possível se-se original. Exige quatro ações básicas e quando concretizadas em conjunto, aumentam as hipóteses de se tornar num sucesso. A melhor parte? Todos nós temos capacidade de executar essas ações.

Processo em 4 passos para se ser original

Ser-se original pode ser executado como se fosse um processo. Os estudos de Grant sobre pessoas originais bem-sucedidas revelaram que estas obtém resultados ao completar estas quatro etapas:

Criatividade – gerar ideias que solucionam um determinado problema ou que aliviam a dor.

Iniciativa –  tomar uma medida para executar a melhor ideia do grupo.

Convicção – usar a sua paixão e a crença para resolver o problema e seguir em frente.

Mitigação de Risco – focar-se em minimizar as hipóteses de falha para que possa ter um risco calculado sem medo de grandes perdas.

Para além disso, os estudos mostraram que a maior parte das pessoas bem-sucedidas, não são as destemidas, despreocupadas e cheias de adrenalina. Ser original requer um planeamento cauteloso e dedicado.

Como ser mais original no trabalho

A maioria de nós assume que os nossos empregos são estáticos. Ou seja, não temos a liberdade que outros têm. Não é verdade. No Originals, Grant partilhou a história de uma formação criada para os colaboradores da Google de forma a ajudá-los a verificar o controlo que tinham no emprego, e o impacto da sua satisfação no local de trabalho.

Porque não tentar? Aqui está o que tem que fazer:

1.  Identifique uma tarefa no trabalho que não aprecia. Veja o que o que deixa frustrado na tarefa. Identifique os pontos que odeia e o que precisa de mudar para tornar a tarefa mais agradável.

2. Tenha várias ideias de como poderia fazer aquela tarefa de forma diferente. Solicite a opinião dos seus colegas e faça uma reunião, onde em conjunto pensem em várias ideias.

3. Prepare um bom discurso para o seu chefe e explique porque gostaria de fazer determinada tarefa de forma diferente. Seja claro em como pode prejudicar a sua capacidade de trabalho e como gostaria que funcionasse.

Nota: forneça algumas estatísticas e dados para o apoiar. Pois fazer uma alteração não é apenas benéfico para si, mas também para a empresa. Não vai quer objeções. Quando se fala em economizar ou ganhar mais dinheiro para uma empresa, os seus superiores são mais propensos a considerar as suas sugestões.

4. Escolha o momento certo para conversar com o seu chefe. Considere a melhor altura e a forma de comunicação com o seu chefe. Não vai quer ficar no escuro em frente do seu chefe, por isso planeie uma ideia e certifique-se que está prevenido com os devidos dados.

As pessoas promovidas resolvem problemas. Tomam a iniciativa, são proactivas. São pessoas que procuram agregar valor e de algum modo fazer uma diferença mensurável. Estas são características de uma pessoa original. Os Originals de Grant, mostraram que o caminho para o sucesso e para a satisfação profissional começa por se desafiar a si mesmo e libertar-se da conformidade.

 

Fonte: Inc

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*