linkedin google plus facebook twitter
Home / Negociação / 4 passos para negociar um bom salário

4 passos para negociar um bom salário

 

4 passos para negociar um bom salário

Quando estão a negociar o salário inicial, a maioria das pessoas erra por não mostrar aquilo que vale e que o objectivo principal é criar uma parceria com a organização.

É importante demonstrar que o seu objectivo é não trabalhar “para” a empresa mas “com” a empresa e deixar o recrutador entusiasmado com o valor que pode trazer. Depois de convencer a empresa de que é o candidato ideal, já se encontra em posição de negociar o seu salário.

Para tal, é importante que siga os seguintes passos, sugeridos pelo INC:

1. Avalie as condições do recrutador

Antes que possa determinar um valor justo pelos seus serviços, é importante avaliar as necessidades e condições da empresa durante a entrevista. Para encarar a entrevista da melhor maneira, é importante que evite que seja uma conversa unidireccional – que só o recrutador coloca questões – e que se transforme numa conversa de duas vias.

Tente estas questões:

  • “Que problemas poderei ajudar a resolver?”
  • “O que posso solucionar com as minhas competências e habilitações?”
  • “Financeiramente, como posso contribuir para a empresa, de modo a justificar o custo da contratação?”

Ao ter uma perspectiva mais geral, os candidatos podem conseguir avaliar quanto podem receber pelos serviços que irão prestar – para além de deixar o recrutador impressionado.

2. Sugira uma “baliza” salarial

Acima de tudo, se pretende continuar na corrida para um emprego, não deve evitar as perguntas relacionadas com o salário.

Os recrutadores estão a “comprar” os seus serviços. Se lhe perguntarem “preços”, aceite discutir valores. No entanto, deve fazê-lo de forma a ganhar o respeito da empresa. A melhor forma de o fazer é referir salários anteriores e apresentar uma baliza salarial em relação às suas expectativas.

Se a empresa lhe perguntar o motivo desse intervalo deve dizer que, para aceitar uma proposta, tem em conta diversos factores: benefícios, oportunidade de crescimento, projectos motivantes, entre outros.

3. Reforce a sua capacidade de resolver problemas

Depois de falarem sobre as suas expectativas salariais, volte a trazer o assunto relacionado com os problemas da empresa e como pode ajudar a solucioná-los. Caso esteja entusiasmado em trabalhar com a empresa, demonstre-o sem receio.

Os recrutadores devem ficar com vontade de o contratar para que a empresa possa ter sucesso!

4. Negocie com base em factos

Quando receber uma proposta, tire algum tempo para a rever e avaliar. Caso ache que merece mais, pense nos motivos. Depois de ter tudo em consideração, volte a falar com o recrutador, pessoalmente – é mais fácil avaliar a sua sinceridade e motivação quando se ouve a sua voz.

Uma boa abordagem é, por exemplo: “Muito obrigado pela oportunidade, estou ansioso por trabalhar com a empresa e por isso não é fácil referir este assunto. No entanto, tenho algumas necessidades financeiras e tinha esperança que a oferta pudesse subir para os __ €, para que possa estar 100% empenhado nas minhas funções e não ter outras preocupações”. É importante esclarecer o quanto quer a vaga e porque quer.

Caso a empresa não possa corresponder àquilo que pretende, esteja preparado para negociar o valor ou os benefícios. Pode também optar por definir uma revisão salarial dentro de meses.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*