4 perguntas que deve fazer para se tornar mais agradável

Por vezes, sem nos apercebermos, podemos dizer coisas aos nossos colegas que os deixem com uma impressão negativa sobre nós. Pode não ser propositado! Contudo, há alturas em que estamos tão ocupados que falamos sem pensar e pode soar de forma desagradável.

Contudo, da mesma forma que existem frases e palavras que causam uma reacção negativa, também existem expressões que podem despertar uma sensação positiva quase de forma imediata – e ainda melhora as suas relações no local de trabalho.

Com a ajuda do The Muse, reunimos 4 perguntas que pode fazer junto dos seus colegas e que o ajudarão a ser uma pessoa mais agradável:

1. “Como posso ajudar?”

É natural que se foque mais no seu próprio trabalho, contudo se estiver sempre demasiado ocupado para se relacionar profissionalmente com os seus colegas, pode parecer que é uma pessoa idolada.

Uma forma simples de se envolver mais é olhar à sua volta e perguntar no que os seus colegas estão a trabalhar e se existe alguma forma de os poder ajudar. Assim, demostra que é alguém que sabe funcionar em equipa e que está disposto a perder algum do seu tempo para auxiliar noutras tarefas.

2. “Pode-me dar mais informação?”

Talvez até esteja mesmo demasiado ocupado para poder oferecer ajuda, mas é possível que consiga arranjar dois minutos do seu tempo para ouvir o seu colega. E, por vezes, este tipo de acção é o suficiente para deixar uma opinião positiva.

Imagine como se sente quando alguém fica dois minutos a ouvir uma ideia, um projecto ou algo em que esteja a trabalhar. Ainda melhor, quando essa pessoa se mostra interessada, certo? Faça o mesmo pelos seus colegas.

3. “O que pensa sobre isto?”

O facto de pedir ajuda a alguém sobre um determinado assunto, demonstra que é uma pessoa acessível. Quando dá a entender que valoriza a opinião de outras pessoas, também demonstra que está disponível para dar a sua opinião em diversas situações. Partilhe algo que esteja a desenvolver e peça a intervenção dos seus colegas: “Tem alguma sugestão?” ou “Gostava de saber o que acha disto”.

4. “Vamos beber um café?”

Uma boa estratégia para se tornar mais agradável é passar algum tempo com os seus colegas fora do local de trabalho.

No entanto, a maioria das pessoas só o faz com quem já tem uma boa relação. Para o evitar, da próxima vez que for beber café ou buscar algo para comer, convide alguém que não conhece bem para o acompanhar. Mesmo que a pessoa não aceite, vai deixar a impressão de que a tentou conhecer melhor.