linkedin google plus facebook twitter
Home / Procura de Emprego / 4 razões para procurar emprego todos os dias (e como fazê-lo facilmente)

4 razões para procurar emprego todos os dias (e como fazê-lo facilmente)

Se quer mesmo um novo desafio, o melhor é procurar emprego todos os dias. Num mercado de trabalho desafiante e competitivo como o actual, a rapidez de resposta pode ser determinante para a sua procura de emprego. Pelo simples facto de não se actualizar diariamente, pode estar prejudicar as suas candidaturas ou até a perder oportunidades interessantes. E ninguém se pode dar a esse luxo.

Conheça aqui as razões pelas quais a procura de emprego deve ser um trabalho diário e contínuo e formas fáceis e rápidas para o fazer.

procurar-emprego-todos-os-dias

Porque deve procurar emprego todos os dias

1) As ofertas de emprego não esperam por si

Entre desempregados e profissionais à procura de novos desafios, há muitas pessoas que procuram emprego. Assim, muitas ofertas de emprego recebem um volume significativo de candidaturas interessantes logo nas primeiras horas. Algumas empresas optam mesmo por retirar os anúncios do ar passado alguns dias, contrariando a duração tradicional dos anúncios de entre 2 e 4 semanas.

Se procurar emprego uma vez por semana ou de quinze em quinze dias há oportunidades que pode simplesmente estar a perder. Pelo facto de não se actualizar diariamente, pode nem cruzar-se com algumas ofertas para as quais até tinha o perfil, só porque elas já estão inactivas.

2) Quanto mais cedo se candidata, mais tempo de antena tem

Numa fase inicial, os recrutadores estão mais atentos às candidaturas. Ainda não conseguiram reunir um número de CVs com a qualidade desejada para ir a entrevistas e, como tal, o seu trabalho está longe de estar assegurado. Uma vez reunida uma base de candidatos relevantes, os recrutadores poderão focar-se noutras prioridades e continuar a acompanhar as restantes candidaturas do processo, mas não com o foco e tempo de atenção inicial.

Se não procurar emprego todos os dias, não poderá candidatar-se rapidamente às ofertas. Assim, quando o fizer, corre o risco do seu CV não ter o tempo de antena suficiente para transmitir o seu valor.

3) Quanto mais tarde se candidata, mais alta é a fasquia

Quando começam a receber candidaturas, os recrutadores ainda estão desconfortáveis e com uma atitude que os leva a procurar razões para seleccionar CVs. Precisam de ter candidatos suficientes para levar a entrevistas. Uma vez assegurado um certo nível de qualidade, a atitude pode alterar-se e os recrutadores podem passar a procurar razões para filtrar/rejeitar candidatos. Assim, a fasquia fica mais alta e será mais difícil passar no teste.

Quando não se actualiza frequentemente e demora a candidatar-se, corre o risco da empresa já ter seleccionado alguns candidatos e de acabar por ser mais exigente em relação a si. Não só tem de preencher os requisitos estabelecidos, como tem de convencer os recrutadores que é consideravelmente melhor que os candidatos anteriormente pré-seleccionados.

4) Ao procurar emprego todos os dias, tem mais hipóteses de conseguir um emprego

Por todas as razões mencionadas anteriormente, ao procurar emprego todos os dias aumenta a sua probabilidade de ser contratado. Porque se actualiza regularmente, apercebe-se das novidades atempadamente e consegue candidatar-se em tempo útil. Assim, não perde oportunidades interessantes, tem maior tempo de antena e não tem a fasquia tão alta.

 

Mas atenção:

  • Não tem de ir a correr candidatar-se nem que tem de ser o primeiro. Deve obviamente investir o tempo suficiente para preparar uma candidatura de qualidade, caso contrário de nada lhe vale a rapidez
  • Se a  oferta lhe interessa e tem o perfil certo para a posição, não deixe de se candidatar apesar do anúncio já ter sido publicado há algum tempo. Se é realmente um candidato acima da média, será certamente seleccionado para a entrevista

 

Como procurar emprego diariamente de forma rápida e fácil

Para garantir que se mantém actualizado e conhece as últimas novidades em tempo útil:

1) Registe-se no Alerta Emprego

Desta forma, o seu CV ficará guardado na plataforma e estará sempre automaticamente disponível para quando se quiser candidatar a oportunidades. Assim, não deixará de se candidatar a uma oferta porque não tem o CV consigo.

2) Guarde pesquisas personalizadas

Crie critérios de pesquisa personalizados. Faça algumas pesquisas de teste para assegurar que os resultados estão de acordo com o pretendido. Assim, quando voltar à plataforma pode facilmente consultar as últimas novidades sem ter de preencher todos os critérios novamente.

3) Active Alerta Emails

Além das pesquisas gravadas, pode também activar o envio de Alerta Emails. Sempre que houver novidades, receberá um email pela manhã com as novas ofertas de emprego, de acordo com os critérios que seleccionou. Se houver ofertas interessantes, pode aceder a mais informação através de um simples clique.

4) Utilize as pesquisas rápidas

Em alternativa, pode utilizar a barra esquerda das páginas de resultados para filtrar certos tipos de ofertas. Pode também seleccionar a opção”Procurar” para criar pesquisas rápidas com múltiplos critérios de pesquisas.

 

Seja como for, procure procurar emprego todos os dias. Desta forma, ficará a par das novidades e aumentará as suas probabilidades de conseguir um novo emprego.

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*