4 Sinais de aviso para reconhecer um mau candidato

Contratar o candidato errado pode custar tempo, energia e dinheiro à empresa. Por isso mesmo, os recrutadores têm que estar atentos quando avaliam os candidatos para o emprego.

Enquanto empregador deve não só verificar se as competências e a experiência profissional do candidato se adequam à vaga, como também deve avaliar o seu comportamento durante a entrevista.

Com a ajuda do Personal Branding Blog, indicamos-lhe alguns comportamentos que podem indicar que o candidato não é o ideal para a sua empresa:

1. Chegar atrasado:

Não chegar a horas à entrevista é deixar uma primeira impressão errada. Se o candidato chega atrasado, muito provavelmente é irresponsável ou faz uma má gestão do seu tempo.

Claro que, por vezes, existem situações inesperadas mas, neste caso, o candidato deve ligar e avisar com antecedência!

2. Saber pouco ou nada sobre a empresa:

Se o candidato chega à entrevista sem ter pesquisado nada sobre a empresa, então provavelmente não está realmente interessado na posição. Quando fizer a pergunta “Porque quer trabalhar aqui?”  enquanto empregador, o que deve esperar é uma resposta clara e concreta.

Se, em vez disso, o candidato não souber o que responder então não será a melhor pessoa para contratar.

3. Ser arrogante:

Se perguntar que tipo de funções desempenhou numa equipa mas a resposta for apenas sobre as conquistas pessoais, pode indicar que este candidato não trabalha bem em equipa. Ser arrogante pode criar problemas no local de trabalho.

O seu objectivo deve ser contratar alguém que pense no bem da empresa em qualquer situação.

4. Falar sobre o que não gosta num emprego:

Nem sempre toda a gente gosta daquilo que faz ou já fez ao longo da sua carreira profissional. Contudo, se um candidato refere na entrevista que existem coisas que não gosta ou não quer desempenhar na nova função, pode indicar que esta pessoa não gosta de cooperar ou que possivelmente irá recusar determinadas tarefas no futuro.