45 retoques no cv 2

Um bom CV é indispensável para quem procura emprego. Mas não é necessário construir um novo currículo de raiz: se o seu CV for bom, pode utilizá-lo como base e dar-lhe uns pequenos retoques.

Mesmo que não tenha tempo para aplicar todas as dicas deste artigo ainda hoje, reserve um espacinho dos próximos dias para melhorar a sua candidatura.

Retoques no CV super-rápidos

1. Altere o documento para um tipo de letra de fácil leitura, como Helvetica, Arial ou Verdana.

2. Apague a frase “Referências disponíveis caso sejam solicitadas.”

3. Apague o Objectivo – deve falar do que pode fazer pela empresa, não do que a empresa pode fazer por si.

4. Releia e corrija eventuais erros ortográficos.

5. Grave o seu CV em formato PDF para não correr o risco de se desformatar.

6. Altere o nome do documento: em vez de “Curriculum 2014” escreva “[Nome e Apelido] CV”.

7. Apague o seu endereço e mencione somente a cidade/região onde reside.

8. Inclua o link para o seu LinkedIn  na secção de contactos.

9. Dependendo da sua área profissional, considere incluir também links para o seu Blog, Twitter, Behance, Flickr, Pinterest, etc.

10. Crie hiperligações para todos os links que tenha no CV. É provável que o recrutador esteja a lê-lo no computador, pelo que a hiperligação vai facilitar o acesso aos seus perfis.

11. Retire informação desnecessária, como o estado civil, religião ou filiação partidária, pois pode contribuir para a sua discriminação.

12. Corrija a ordem do seu CV: primeiro deve constar a experiência profissional e só depois a formação académica (a menos que seja um recém-licenciado sem experiência).

13. Aumente o espaçamento entre as linhas de texto para facilitar a leitura do documento.

14. Precisa de mais espaço para mostrar que é o candidato ideal? Diminua as margens das folhas (podem ficar, no mínimo, com 1,25 cm).

15. Insira barras horizontais para separar as várias secções do CV e facilitar a leitura.

 

Retoques no CV rápidos

16. A menos que seja relevante para o emprego a que se candidata, retire as informações sobre o ensino básico e secundário.

17. Actualize a secção de “Competências” acrescentando as que adquiriu recentemente e retirando as que estão desactualizadas (como “Microsoft Office na óptica do utilizador”).

18. Caso tenha uma longa lista de competências, separe-as por “Línguas”, “Informática”, “Competências de [profissão]” e “Pessoais”.

19. Certifique-se que a formatação está impecável: os títulos devem ter todos o mesmo tipo e tamanho de letra, os bullets devem estar alinhados e o texto deve ter a mesma cor.

20. Substitua abreviaturas e acrónimos pelo nome completo, por exemplo, em vez de “inscrito na OA” escreva “inscrito na Ordem dos Advogados”.

21. A menos que seja solicitado, retire a sua fotografia do CV. Imagem e elementos gráficos fortes podem distrair o recrutador, que terá menos tempo para conhecer o seu percurso profissional.

22. Se teve períodos longos sem trabalhar ou mudou várias vezes de emprego, não mencione os meses de entrada e saída de funções. Em vez disso, escreva somente os anos (exemplo: ” 2012-2014″).

23. Transforme frases compridas em bullets fáceis de ler.

24. Substitua as suas frases por outras mais apelativas e que contenham verbos de acção (melhorei, formei, reduzi, aumentei…).

25. Retire todos os lugares-comuns. “Dinâmico, motivado e atento ao detalhe” não o diferenciam dos outros candidatos.

26. Se o seu CV menciona experiência com mais de 10/15 anos, retire-a (a menos que a experiência mais recente não seja relevante para a vaga a que se candidata).

27. Verifique se existem palavras soltas (linhas que contenham apenas uma palavra). Se sim, edite o texto para que deixem de existir e torne o CV visualmente apelativo.

28. Ponha os títulos das secções a Bold para lhes dar maior destaque.

29. Se o seu CV inclui números por extenso, substitua-os pela sua forma numérica. “40 colaboradores” é mais fácil de ler do que “quarenta colaboradores”.

30. Leia o seu CV em voz alta. Não só ajuda-o a encontrar eventuais erros, como permite-lhe compreender se alguma frase está confusa.

 

Grandes retoques no CV

31. Repare no primeiro terço do seu CV – se fosse um recrutador ficaria interessado em continuar a ler? Se não, acrescente informação que mostre porque é o candidato ideal para aquela função.

32. Releia a secção de experiência profissional e certifique-se de que não tem mais do que 6/7 bullets em cada função.

33. Peça a um conhecido (que não esteja a par do seu percurso profissional) para ler o seu CV em 30 segundos. Do que é que ele se recorda? Se a impressão com que ficou do seu percurso não corresponder à realidade, então é melhor fazer uns ajustes ao CV.

34. Certifique-se que o seu currículo tem boas keywords que vão ajudar o recrutador a encontrá-lo numa base de dados.

35. Acrescente percentagens e números para tornar o resultado do seu trabalho mais real. Exemplos “Orientei uma equipa de 25 comerciais” e “Reduzi os custos de produção em 13% ao implementar a metodologia XPTO.”

34. Na experiência profissional, acrescente bullets onde indica qual o benefício que deu aos anteriores empregadores – ajudará o recrutador a ver o seu valor.

35. No local de onde retirou o seu objectivo, escreva um sumário das suas qualificações.

36. Actualize o seu CV com um template moderno.

37. Acrescente a secção “Outras experiências profissionais” onde menciona: voluntariado, part-time, trabalho em freelance e blogging.

38. Compare o CV com o anúncio do emprego a que se vai candidatar. O CV adequa-se aquela vaga? Se não, deve adaptá-lo.

39. Leia o seu curriculum vitae como se fosse leigo. Uma pessoa que não trabalha na área conseguiria compreender o que fez anteriormente e as suas competências? Lembre-se que a primeira pessoa do processo de selecção pode não ter conhecimentos específicos da função.

40. Verifique se o seu LinkedIn e CV “contam a mesma história”.

41. Peça a 3 amigos/conhecidos para lhe enviarem os seus CVs e retire daí inspiração.

42. Publique o seu CV online – tanto no seu site pessoal, como no LinkedIn e nos portais de emprego.

43. Transfira o seu CV para um editor de texto simples (como o Notepad) e adapte-o para que seja mais fácil inserir a informação nos formulários de candidatura.

44. Para se destacar e facilitar a leitura, inclua os logótipos das empresas onde trabalhou e das instituições onde estudou.

45. Escreva uma carta de apresentação vencedora para enviar em conjunto com o CV.

 

 

Fonte: The Daily Muse