5 coisas que nunca deve revelar sobre si mesmo no trabalho

Se passa mais tempo com os seus colegas do que com a sua própria família, é natural que os queira conhecer melhor.

Mas, antes de começar a divulgar detalhes da sua vida pessoal na tentativa de interagir mais com os seus colegas de trabalho, tenha cuidado. Partilhar confidências pode acabar com a sua carreira.

Aqui estão cinco tipos de informação, que  diz que nunca deve partilhar com os seus colegas de trabalho:

  1. Sentimentos negativos sobre o seu trabalho ou colegas

Com as redes sociais apenas a um clique de distância, pode ser tentador desabafar sobre um mau dia que teve no trabalho na sua rede social online preferida. Mas, mesmo que nas suas configurações de perfil tenha marcado pessoas como “restrito”, nunca é uma boa ideia partilhar sentimentos negativos ou experiências com a sua empresa ou colegas, seja pessoalmente ou no Facebook. Mesmo que pense que se está a expressar com os termos mais correctos, é melhor salvaguardar-se das opiniões da sua família e amigos que não estão ligados à sua empresa.

Na dúvida, não publique “posts” com detalhes acerca do seu trabalho ou colegas. É difícil determinar aquilo que pode ou não ser inofensivo.

A propósito, aqui pode ver 10 erros que podem arruinar a sua carreira nas redes sociais.

  1. Opiniões que podem causar controvérsia

Evite discutir temas polémicos como política e religião no trabalho.

Nada de bom pode vir de discussões que criam tensão entre os colegas. No pior dos cenários pode acabar por sofrer uma acção judicial se disser algo que possa ofender alguém.

Não partilhe assuntos que não gostaria que a sua mãe, o seu patrão ou até um padre soubessem, ou seja, não discuta sobre temas que possam causar discórdia com uma pessoa que está em posição de julgar o seu comportamento, como o faz um pai, um chefe ou um padre.

A sua posição política pode não coincidir com a de um colega, e levantar essa questão pode afectar as suas relações de trabalho.

  1. As questões de saúde

Se partilhar os seus hábitos saudáveis, como o facto de fazer exercício na sua hora de almoço, pode ganhar respeito no seu local de trabalho. No entanto, não entre em detalhes sobre questões relacionadas com a sua saúde – problemas que tem ou que teve, etc. Não divulgue o seu histórico. Isto pode criar situações desconfortáveis ​​para si e para os outros.

Revelar informações pessoais de saúde no local de trabalho, nalguns casos, pode levar a discriminação. Embora em muitos casos, os funcionários estejam protegidos contra este tipo de discriminação, uma conversa prematura sobre um problema de saúde pode afectar o futuro de um empregado.

  1. Relacionamentos e problemas familiares

O pessimismo pode afastar os colegas de trabalho. Leia estas dicas sobre como ser feliz no trabalho. Um colaborador feliz no trabalho é um colaborador produtivo e contagiante para os restantes colegas.

Se está sempre a falar no facto de como a sua vida e a casa se estão a desmoronar, o seu chefe pode pensar duas vezes antes de lhe dar uma promoção. Isto porque ele poderá pensar que você não vai conseguir lidar com o stresse adicional que vem com essa nova função.

De qualquer forma, mesmo que as experiências pessoais que partilha no trabalho sejam positivas, a discrição é fundamental quando se trata de falar acerca de relações, namoros ou vida familiar.

As pessoas gostam de conhecer um pouco as outras com quem trabalham – e essa é a chave: um pouco.

Se os seus colegas sabem tudo acerca das suas relações íntimas, as peculiaridades dos seus pais, os seus problemas de saúde e os quilómetros que tem o seu carro, então é porque já ultrapassou a linha.

Também partilhar uma noite de diversão pode ser visto como demasiada informação. Se todas as segunda-feiras se vangloriar do seu fim de semana cheio de festas incríveis, isso pode influenciar a trajetória da sua carreira. Provavelmente nunca o vão levar a sério.

  1. Quanto dinheiro ganha

Revelar o seu salário e os seus detalhes pode causar divisão, ressentimento e discórdia entre os funcionários.

Numa perspectiva de gestão, as variações nos salários são justificadas por variáveis ​​únicas – prémios, comissões, etc.

Mas os funcionários com a mesma função podem não gostar de saber que você recebe mais do que eles. Isso pode trazer alguns dissabores no ambiente de trabalho.

 

No fim das contas, só você pode decidir o que quer partilhar com as outras pessoas no local de trabalho. Mas, convém lembrar-se que tudo que diz deixa uma impressão, e se quer criar uma boa impressão para progredir na sua carreira, saiba que menos é mais.