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5 Competências que as empresas valorizam nos colaboradores

Mudam-se os tempos, mudam-se as indústrias. Para acompanhar esta constante evolução, os profissionais deverão ser flexíveis e versáteis, no que diz respeito a competências e conhecimentos. Como tal, um profissional deve redefinir-se e estar sempre predisposto para aprender coisas novas, mas no final nunca se sabe o suficiente.

E, por isso, aqui está uma visão geral das principais competências que as empresas querem que os seus colaboradores tenham.

1. Competências de Liderança

Existem pessoas que têm a capacidade para liderar e outras para serem lideradas. Esta competência desempenha um papel fundamental nesta equação, no entanto nunca é tarde para aprender essa competência. Em muitos casos, a competência de liderança não é ensinada no local de trabalho e por isso precisa de a ter.

Apesar de ser algo natural, pode aprender, refinar e aprimorar a competência de liderança, para que depois possa beneficiar a sua empresa a longo prazo. Se é uma pessoa muito insegura ou muito tímida, possivelmente não é um líder, afinal está tudo na atitude e mentalidade correta que se tem.

Os melhores líderes mundiais começaram do ponto baixo e gradualmente trabalharam para chegar ao topo do sucesso. É desta forma que um verdadeiro líder age.

2. Competências de Comunicação

É a base para qualquer projeto de sucesso. Todos nós já tentamos resolver problemas de forma independente ou orgulharmo-nos de algo que conseguimos. Como profissional, sabe o quanto é importante o trabalho em equipa. Não existem equipas sem boas competências de comunicação.

O facto de saber descrever o que pretende dos colaboradores ou colegas, que pode parecer fácil, pode ser ainda assim um tarefa bastante desafiante. Falhar num pequeno detalhe ou um erro pode ser um desastre. Por esse motivo, é importante saber manter a comunicação com os outros profissionais, e explicar de forma resumida e clara, e fazer com que os outros entendam que o seu sucesso se deve também às suas competências de comunicação.

As boas competências de comunicação são fundamentais para resolver problemas internos que surjam com os colaboradores.

3. Competências Informáticas

Atualmente vivemos na era da tecnologia, onde as empresas tem todas as suas informações nos computadores. A maioria dos colaboradores e profissionais são informados por computador e devem conhecer os conceitos básicos de um computador para trabalhar. Mas em muitos casos, as empresas exigem que os profissionais tenham competências de IT, ou de Adobe Photoshop e design gráfico.

O programa Photoshop é bastante útil, especialmente para quem trabalha com campanhas de marketing. Este é um programa de edição de fotografias, que tem várias versões disponíveis, com a qual o profissional pode trabalhar.

Para além de que, o profissional também deve ter algumas competência básicas de design gráfico. Também uma forma de economizar tempo, dinheiro e problemas para a empresa, e para não falar do crescimento profissional do colaborador. As grandes empresas tem, normalmente, um departamento de IT, mas os profissionais devem aprender um pouco de cada departamento dentro da sua empresa.

4. Competências de negócios

Algumas pessoas defendem que o “olho para o negócio” são naturais e por isso é impossível conseguir essa competência negocial através de formação. No entanto, outras referem que podem ser facilmente ensinadas a longo prazo. A noção de competência negocial, é complexa pois abrange algumas qualidades, como por exemplo ser uma pessoa visionária, honesta e aproveitar as oportunidades.

É importante também ter a capacidade de delegar tarefas e ser uma pessoa positiva. Ter outras competências comerciais inclui também ter conhecimentos interculturais, competências analíticas e espírito empreendedor.

5. Competências de negociação

Um profissional de negócios deve também possuir boas competências de negociação. É uma competência muito importante, de forma a conseguir acordos com parceiros comerciais e evitar futuras barreiras de comunicação. Os processos de negociação envolve algumas etapas, como por exemplo, a preparação, a definição de metas, negociação benéfica e um plano de ação.

Um profissional de negócios de sucesso sabe quando não deve insistir e quando deve realizar compromissos. Pois a arte de negociar consiste num acordo de ganha-ganha.

 

Fonte: Work it Daily

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