Linkedin

A rede social profissional LinkedIn pode aumentar ou reduzir de vez as suas chances de obter uma entrevista de emprego. E sabia que o que deixa de fora do seu perfil é tão importante quanto o que mantém?

Já se sabe que é necessário ter um resumo brilhante e uma descrição que atraia os recrutadores, mas neste artigo, vamos abordar sobre o que precisa deixar de fora. Veja a seguir as dicas do The Muse para deixar o seu perfil mais atractivo gastando cerca de 5 minutos:

1. Ter verbos no presente em descrições de funções anteriores

Pode ser ótimo em manter o seu currículo axtualizado, mas manter o seu perfil do LinkedIn atualizado é uma história diferente.

Utilizar verbos no presente para descrever as suas realizações em três posições diferentes podem confundir os recrutadores. Certifique-se que os trabalhos anteriores estejam com o verbo no passado. Pode parecer trivial, mas os menores erros podem fazer com que cliquem em outro perfil e o seu seja excluído.

2. Habilidades do Microsoft Word

Pode até ser muito bom no Microsoft Word, mas lembre-se que esta é uma habilidade comum nos dias de hoje. Opte por listar primeiro as suas skills que o tornam diferente dos outros candidatos, como edição de imagem, programação, programas necessários na sua área, entre outros.

3. Uma lista completa de todas as disciplinas do seu curso

Para evitar que o recrutador se perca em meio de muitas informações (muitas vezes irrelevantes para o mercado de trabalho ou para a função que irá desempenhar), opte por manter as informações que melhor apresentem as suas habilidades. Uma dica é manter no topo da edição “Educação” do seu perfil as aulas/cursos relevantes que tenha feito fora da licenciatura ou mestrado (caso tenha), pois demonstram que teve iniciativa de melhorar o seu conhecimento e adquirir novas habilidades.

4. Fotos não profissionais

Não seja aquele candidato que utiliza uma selfie no seu perfil do LinkedIn. Não significa que precisa estar com um fato ou uma roupa formal vestida, mas preocupe-se em ter uma foto profissional, afinal, é a primeira coisa que os recrutadores veem e a primeira imagem que têm de si.

Utilize uma foto que faça com que pareça simpático, competente e influente.

Longas descrições de funções

Se o seu perfil tiver longas descrições de funções, faça uma edição, afinal, não está a facilitar o trabalho do recrutador se o texto estiver muito longo. Utilize tópicos (copie e cole do Word ou outro programa de escrita) da mesma forma que utilizaria no seu currículo – assim os pontos importantes estarão destacados.