linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / 5 dicas para ultrapassar o medo de falar em público

5 dicas para ultrapassar o medo de falar em público

Como ultrapassar o medo de falar em público

Só de pensar em falar numa sala cheia de pessoas já fica com o estomago apertado? As suas mãos transpiram e a sua voz treme? Então fique a saber que não é o único.

Uma boa parte dos adultos admite ter receio de falar em público mas no mundo dos negócios é quase impossível evitar esta situação. Conheça aqui alguma dicas, sugeridas pelo LifeHack para ultrapassar este medo de falar em público.

1. Foque-se na audiência

Já alguma vez lhe disseram para evitar o contacto visual com a audiência e direcionar o seu olhar para o espaço, de forma a acalmar os nervos? Embora este seja um conselho popular, não se tem revelado muito eficaz.

A forma mais correcta de ultrapassar esta situação é focar-se, de forma subtil, na sua audiência. Estar focado nas pessoas que o estão a ouvir irá ajudá-lo a afastar os seus pensamentos negativos e as suas dúvidas pessoais.

2. Pratique ao espelho

Se não for capaz de praticar o seu discurso em frente ao seu próprio discurso, não será capaz de o fazer em frente a uma multidão. Portanto, pratique, pratique, pratique as vezes que forem necessárias até estar à vontade.

Tome atenção à sua linguagem corporal e às suas expressões faciais e tente perceber que tipo de mensagem está a transmitir. A audiência irá reagir de forma mais positiva se demonstrar que está calmo e receptivo.

3. Comece em grande

Os nervos tendem a ser piores durante os primeiros momentos do seu discurso. A forma como age durante este breve período, determinará a forma como irá abordar o restante discurso, portanto é importante que escolha uma boa introdução e que comece em grande!

4. Torne o discurso pessoal

Enquanto orador, o objectivo não é que despeje informações e estatísticas como se estivesse a ler de uma enciclopédia. A sua função é utilizar a informação que reuniu e adicionar um toque pessoal. Junte histórias pessoais, conselhos e outras informações relevantes ao seu discurso para captar a atenção da audiência.

De que forma esta dica o pode ajudar a acalmar-se? Quanto mais confiante estiver no seu discurso, mais relaxado estará.

5. Conheça o espaço

Se for possível, faça uma visita ao espaço onde irá falar, um ou dois dias antes. Perceba onde irá estar em relação à audiência, qual o posicionamento das luzes, se existe algum local para deixar apontamentos, etc.

Conhecer a logística do evento irá ajudá-lo a acalmar a ansiedade uma vez que não se terá que preocupar com o facto de estar mal preparado. Desta forma consegue minimizar o risco de acontecerem imprevistos.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*