5 palavras que destroem a sua credibilidade no trabalho

A credibilidade é algo muito importante para a sua carreira. Não a tendo, pode ficar de fora e perder muitas oportunidades, seja uma promoção ou um novo emprego. É importante, por isso, que você seja uma pessoa em quem os outros confiam.

A propósito, conheça os 5 tipos de pessoas que são promovidas no trabalho.

Ora, o seu talento para falar em público, a sua linguagem corporal e as palavras que diz afectam essa credibilidade, segundo Kat Moon.

Portanto, antes de começar uma conversa com o seu chefe, colega de trabalho ou até um amigo elimine estas cinco palavras do seu vocabulário:

  1. Quase

Quase é uma palavra aparentemente inofensiva que usamos constantemente: “Estou quase a acabar.” “Estou quase lá…”, são algumas das frases mais utilizadas.

Mas, sempre que dizemos que “quase” fizemos alguma coisa, a verdade é que eu não o fizemos. Não terminamos, não chegamos, não apresentamos… Ou seja, não fizemos o que tem de ser feito.

Então, da próxima vez que estiver prestes a dizer ao seu chefe que aquele trabalho está quase concluído, pare. Não o diga. Em vez disso, partilhe aquilo que já fez, dê uma estimativa de prazo para a sua conclusão, e mostre que consegue acabar.

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  1. Qualquer dia

O problema com “qualquer dia” é semelhante ao do “quase” – revela falta de urgência. “Qualquer dia” vai começar o projecto, “qualquer dia” vai aprender a fazer aquilo, “qualquer dia” vai pesquisar. Mas agora, está muito ocupado.

Não é bom responder ao seu supervisor e aos pedidos com “qualquer dia”. Se está realmente inundado com trabalho e não pode começar algo novo, é melhor dizer não, em vez de concordar e dar um prazo inexistente.

  1. Tentar

Sim, quando se trata de atingir os nossos objectivos, estamos sempre prontos a tentar. Mas há uma altura em que vai ter de parar de tentar e simplesmente começar a fazer. Caso contrário, os seus colegas de trabalho ou o seu chefe vão perder a fé em si.

Além disso, dizer que vamos “tentar” algo, implica que não estamos dispostos a assumir a plena responsabilidade sobre isso. Agora pense: se for consigo, prefere deixar que alguém tente corrigir o problema, ou alguém que queira resolver o problema? Por certo será esta última opção que vai escolher.

Assim, quando falar sobre projectos inacabados com a sua equipa, não fale sobre o que tentou fazer, mas o que realmente fez. E, se tem que apresentar um objectivo final, destaque as etapas que já passou e que vai seguir, mostrando que está empenhado em chegar ao fim.

  1. Pode ser que…

Tomar decisões, sejam elas relacionadas com a carreira, relacionadas com finanças, ou com pessoas, é difícil. Mas isso não é desculpa para dizermos que “pode ser que” vá fazer isto e aquilo. A nossa credibilidade diminui quando a nossa indecisão afecta os nossos colegas. Afinal, porque é que os outros vão confiar em nós se as palavras que saem da nossa boca estão cheias de incerteza?

Se quer ser mais confiável, substitua “pode ser que sim” e “pode ser que não”, por “vou” e “não vou” ou simplesmente “sim” e “não”. Esta escolha de palavras irá mostrar aos outros que é um tomador de decisões confiável.

  1. Espero que

Pare de dizer ‘eu espero que’ e comece a dizer ‘eu vou’. Pense que nada é impossível, e portanto, trate as probabilidades como possibilidades.

A “vontade” e o “desejo” são palavras passivas e transmitem a imagem de um sonhador à espera de algo. Pense: em vez de “Eu espero vir a ser um programador”, diga “Eu vou ser um programador”, por exemplo. É muito melhor e demonstra que está disposto a tomar medidas.

 

Obviamente, não é fácil eliminar estas palavras do seu vocabulário de um dia para o outro. Mas, comece já hoje a praticar, deixe de as utilizar e aumente a sua credibilidade, principalmente no seu emprego.