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5 passos para se relacionar com os novos colegas de trabalho

novos colegas

Quando iniciamos num novo trabalho o facto de ser novidade é sempre um desafio. É como no tempo de estudante, quando entramos para uma nova escola ou turma. Todos olham para nós em modo de curiosidade, e que nós sem percebermos muito bem se são amigos ou inimigos.

Por isso vamos observando e medindo a melhor forma de entrar num determinado grupo de colegas e principalmente sem ser “agressivo”.

Imagine que se juntou a um grupo que já tem alguma dinâmica. Então não pode chegar e dizer, “Olá, vamos ser amigos. Posso assumir algumas das vossas tarefas.”

Apesar das melhores intenções, há pessoas que sentem que lhes estão a “roubar” o seu território e até mesmo apoderar-se do seu papel no emprego. Como tal, deve conhecer e observar primeiro o ambiente e a partir daí já saberá o que fazer para ganhar a confiança dos seus colegas.

Porque se deve preocupar?

Bem sabemos que não existe nada escrito como deve ou não agir com os seus novos colegas, mas bem sabemos que se estivermos bem com as pessoas com quem trabalhamos, o nosso trabalho é feito de uma forma mais eficiente e agradável.

O facto de ser amigo dos seus colegas é algo benéfico que pode ditar a sua vida profissional, permanecer no local de emprego por muitos anos ou sair passado algumas semanas.

Veja então o que pode melhorar na relação com os seus colegas:

1. Faça um esforço e conviva fora do escritório

Sempre que possa, interaja com os seus colegas após o horário de trabalho ou durante as reuniões. Aborde, ao de leve, o que lhe possa ter acontecido naquele dia no local de trabalho. Ou então pergunte onde mora, se tem filhos, ou sobre um interesse pessoal.

Seja curioso, mas não seja intrusivo. Na realidade, acabam por partilhar algumas curiosidades uma vez que ganharam a sua confiança. Aproveite e dê algumas informações suas, para que aos poucos também o possam conhecer, mas nada de muito íntimo ou chocante.

2. Pare de reclamar do seu trabalho

A não ser que lidere algumas situações de tensão e stress e que todos partilhem do mesmo. No entanto, não é aconselhável trazer negatividade para o local de trabalho. Se está stressado com alguma coisa, não deve descarregar nos seus colegas.

Existem formas de lidar com o stress e de não irritar as pessoas com quem trabalha, afinal de contas trabalham na mesma empresa. E mesmo que não esteja de acordo com alguma coisa, lembre-se que os seus colegas podem ter uma opinião diferente da sua.

3. Veja se têm algo em comum

Uma boa forma de saber mais e conhecer melhor os seus colegas é de se conectar aos mesmos através das redes sociais. Por exemplo, o Facebook: nesta rede social pode ver o tipo de grupos em que está envolvido o seu colega ou sobre o que gosta de ver.

Pode iniciar uma conversa fora do horário de trabalho sobre esses temas. Pode perguntar, sobre a personagem preferida de determinada série, ou de onde é a família. São perguntas pouco intrusivas e que podem levar a uma amizade duradoura para além do profissional.

4. Colabore em projectos

Claramente que não pode fazer tudo sozinho, então crie uma lista de tarefas a executar e veja em quais precisa de ajuda. Peça uma orientação dos colegas seniores, pois muitas vezes têm uma forma de trabalhar mais rápida e melhor. Identifique os pontos fortes, e peça-lhes os seus conhecimentos.

Imagine que precisa de ajuda num relatório financeiro, peça ajuda ao contabilista, por exemplo. Mostre que valoriza toda ajuda dos seus colegas, mas que também não é totalmente dependente deles. Assim, conseguirá o respeito se mostrar que é capaz e que é bom no que faz.

5. Partilhe créditos e não glórias

Não diga que fez tudo se na verdade não o fez. Por exemplo, se o seu chefe lhe der os parabéns por uma ideia que não é a sua, diga que a ideia foi do seu colega. Se ainda está preocupado com o facto de os seus colegas o aceitarem ou não, então faça o seu trabalho de forma eficiente e rápida. Seja agradável e sincero. Não use a estratégia errada.

 

Fonte: Work It Daily

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