5 vantagens de contratar recém-licenciados

Quer trabalhe numa pequena ou média empresa ou numa multinacional, contratar recém-licenciados pode ser muito importante.

Quer saber porquê? Conheça aqui 5 vantagens, sugeridas pelo Careerealism:

1. Trazem novas perspectivas

Uma das principais razões pelas quais muitas empresas pretendem recrutar recém-licenciados é pela visão mais inovadora que podem trazer para o negócio. Não só é mais provável que tenham crescido num ambiente diferente que a maioria dos seus colaboradores, como têm uma perspectiva mais fresca e actualizada daquilo que se passa no mundo.

Mais importante ainda, é provável que alguém sem experiência profissional faça mais perguntas, o que lhe dará oportunidade de analisar certas práticas da empresa, tendo outra visão.

2. Reduzem os riscos da empresa

Uma das principais motivações das empresas em recrutar recém-licenciados, ao invés de profissionais mais experientes, é a redução de custos com salários. Não olhe para este ponto apenas como uma forma de poupança, mas também como um meio de reduzir os riscos no seu negócio.

Os recém-licenciados muitas vezes aceitam começar a adquirir experiência através de estágios remunerados, o que significa que tem algum tempo para analisar as suas capacidades e competências, antes de o contratar.

3. Permitem contratações com base no potencial

Outra das vantagens é que pode inovar na forma como recruta e tem hipótese de contratar alguém com base no potencial que tem para ter impacto na empresa.

Este potencial pode estar relacionado com a capacidade de aprender, com uma personalidade que encaixa na empresa ou simplesmente alguém entusiasmo para trabalhar.

4. Conhecem as novas tecnologias

Os recém-licenciados, provavelmente, cresceram numa época em que estão sempre rodeados de novas tecnologias. Como resultado disso, a probabilidade é que tenham mais conhecimentos nesta área do que outras gerações.

Sabem mexer em computadores, telemóveis e na Internet e o mais provável é que também tenham conhecimentos, ainda que básicos, em Redes Sociais, Páginas Web, Blogues e, talvez, alguns conhecimentos de programação.

5. São mais flexíveis

Muitas vezes, a inexperiência é vista como algo negativo. No entanto, essa pode ser a principal vantagem de contratar um recém-licenciado. A combinação de entusiasmo pela primeira oportunidade e a falta de experiência, dá-lhe a oportunidade de formar o profissional de forma ajustada à função e com as competências que necessita na empresa.

Permitem que comece do zero, uma vez que não vêm com práticas nem hábitos anteriores. Ou seja, mais facilmente se adaptam aos recursos, valores e cultura da empresa.