linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / 6 dicas para conseguir o emprego de sonho após a faculdade

6 dicas para conseguir o emprego de sonho após a faculdade

Acabou agora a faculdade e não sabe o que vai acontecer, onde vai trabalhar, como será o trabalho de sonho, como vai “pagar” o empréstimo da sua licenciatura? Estas são algumas ponderações feitas pelos jovens.

A incerteza não o devia deixar nervoso. Os jovens deverão sentir-se entusiasmados pela oportunidade de traçarem a sua nova vida e lutarem pelo trabalho de sonho.

O que podem fazer?

Muitas vezes o que acontece é que os jovens quando acabam a faculdade, entregam-se a um emprego que odeiam, simplesmente para ganhar dinheiro. Mas vá mais longe e seja ambicioso, siga os seus sonhos. Para isso, elabore um plano e descubra uma forma de concretizá-lo.

Aqui ficam algumas dicas para procurar o seu emprego de sonho depois da faculdade:

1. Escolha o emprego e faço uma pesquisa

Analise bem o que pretende fazer no seu futuro, as funções que gostaria de desempenhar, e que tipo de carreira gostaria de seguir. Faça pesquisas sobre o tema e veja se é isso que realmente deseja para si.

2. Aplique a sua pesquisa ao curso

A maior parte dos alunos paga as propinas para ter uma educação, então porque gastar dinheiro em cursos que não lhe trazem qualquer benefício? Faça cursos que lhe permitam desenvolver habilidades que sejam do seu interesse. É importante que faça cursos intensivos de escrita, pois ter uma forte capacidade de comunicação escrita e oral é fundamental para qualquer emprego.

3. Desenvolva a sua rede de contactos

Qualquer que seja a sua área, é importante que tenha uma grande e sólida rede de contactos. Recolha todos os contactos possíveis, por exemplo cartões de visita e siga as pessoas que conhece. O LinkedIn é um excelente canal, para seguir e facilita muito a comunicação com outros profissionais, não só na sua área mas como também de outras áreas, o que nos dias que correm é uma vantagem para os millennials.

4. Vá atrás das entrevistas.

Nem todas as entrevistas são sinónimo de emprego, mas podem ser uma boa aposta para desenvolver a sua rede contactos. As entrevistas informativas são fantásticas para conhecer os profissionais da área, e que não provoca pressões porque não está na expectativa de conseguir ou não aquele emprego. Procure, ligue ou envie um email, não tenha medo. A pior coisa que pode acontecer é ouvir um “Não”.

5. Elabore projetos paralelos.

Ao elaborar outros projetos, vai mostrar que é uma pessoa ambiciosa e que está sempre à procura de uma oportunidade para mostrar as competências e ao mesmo tempo envolver-se. Qualquer empresa quer que os seus colaboradores se envolvam e que procurem algo mais. Por isso já sabe, se tiver bons projetos insira-os no seu currículo.

6. Seja resiliente e persistente

Em qualquer trabalho que vai é norma que tenha algumas adversidades para conseguir determinado emprego. Mas não permita que lhe ditem o seu futuro. Se alguém lhe disser que não tem o perfil desejado para a função, então tente identificar o porquê de não ser o escolhido. Tire partido disso, para que possa melhorar na próxima entrevista. Ninguém garante sucesso sendo a segunda escolha.

Estas são algumas dicas que podem um jovem profissional a alcançar uma carreira de sonho. Siga-as e mostre que é o melhor candidato para qualquer função.

 

Fonte: Work it Daily

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*