600 colaboradores da Segurança Social promovidos

O Instituto da Segurança Social (ISS) aprovou a promoção de 600 colaboradores.

Este reconhecimento foi feito através da autorização de pedidos de mobilidade de carreira que implicam, na prática, ganhos salariais que podem chegar ao dobro da remuneração brutal actual. A decisão terá efeitos a partir do dia 1 de Setembro e já recebeu o aplauso e reconhecimento do SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública).

Em comunicado emitido pelo ISS, lê-se que “o Conselho Directivo aprovou um procedimento de mobilidade intercarreiras” e adianta que esta promoção irá abranger um “universo total de 600 trabalhadores”.

Promoções dos colaboradores

Aquando da aplicação da decisão, os actuais Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, que têm grau de Licenciados, “salvo situações muito especiais”, passarão para Técnicos Superiores. No caso dos Assistentes Operacionais que possuem o 12º ano, irão transitar para Assistentes Técnicos.

O secretário-geral do SINTAP, José Abraão, explicou que esta promoção implica uma valorização salarial relevante e acrescenta que “os Assistentes Técnicos e Operacionais, que recebem entre 600 e 800 euros e são licenciados, passam para salários em torno dos 1200 euros brutos”. Os trabalhadores com o 12º ano passam de um salário bruto de aproximadamente 600€ para cerca de 700€.

Para além do aumento salarial, os colaboradores da Segurança Social passam a ter perspectivas futuras mais óptimistas. No entanto, as progressões estão por enquanto congeladas.

José Abraão acrescenta também que “esta medida terá sido tomada para travar as saídas de pessoal” e saúda o Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, pela sensibilidade para o tema. Para terminar, o secretário frisa que a falta de Recursos Humanos é comum a outros Serviços Públicos e apela para que as medidas medidas sejam aplicadas a outros serviços.