linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / 7 formas de melhorar os seus anúncios de emprego

7 formas de melhorar os seus anúncios de emprego

anúncios

 

Hoje em dia, existem mil formas possíveis de captar a atenção de um candidato. Desde o mobile marketing aos vídeos nas redes sociais, existe uma enorme variedade de formas inovadoras para alcançar o público-alvo.

No entanto, o anúncio de emprego contínua a ser fundamental e como tal tome nota: “Ao realizar pesquisas (para um emprego), 74% dos candidatos consideram a descrição da vaga bastante valiosa.”

Para muitos, os anúncios de emprego são o principal factor da candidatura. Assim sendo, quer ou não que se candidatem à sua oferta? Chegou a hora de “arregaçar” as mangas e trabalhar nas melhores descrições de emprego em 7 passos.

1. Não seja exagerado

Se estiver apaixonado e andar obcecado atrás de alguém vai deixar a pessoa desconfortável, certo? Podem até considerá-lo um pouco “louco”. O mesmo que passa nos anúncios de emprego. Não deve exagerar naquilo que oferece ou a vender a empresa.

Se tudo for “demasiado bom” a tendência é gerar desconfiança. Deve explicar a oferta e não tentar vendê-la demasiado. Opte por contar uma breve história sobre a sua empresa.

2. Mas também não minimize

Pode parecer contraditório com o ponto anterior, mas como se costuma dizer na gíria “nem oito nem oitenta”. Não deve exagerar mas ser demasiado vago também não é uma boa solução.

Vai querer candidatos que se sintam entusiasmados quando lêem a sua descrição. Vai querer que digam “Wow, isto é fantástico” ou “ Isto é muito bom para mim” enquanto vêem os seus anúncios..

Há vantagens em trabalhar na sua empresa, certo? Então revele-as nos seus anúncios de emprego. Veja de seguida um exemplo de descrição de emprego da empresa Sonos.

 

O primeiro parágrafo diz-nos o que procuram num candidato e que a localização não é importante. Já o segundo parágrafo revela a importância da função para o sucesso da empresa.

3. Fale sobre o seu negócio e a cultura empresarial

Um dos aspectos mais importantes nas descrições de emprego é a referência à cultura da sua empresa. Como é trabalhar na empresa? Porque é que os seus empregados gostam de trabalhar aí?

E não, não estamos a falar de salários e benefícios. É importante que a personalidade do candidato se enquadre na personalidade da empresa e no ambiente de trabalho. Se é um ambiente frenético e activo onde está ocupado o tempo inteiro? Ou se é mais descontraído como numa pequena empresa, com uma sensação familiar?

Em suma, o importante revelar a cultura da empresa de forma a fazer o “match” com os candidatos antes da candidatura.

4. Não escreva de forma “legal”

Não escreva tudo sobre as funções da oferta que o possível candidato possa vir a desempenhar, como se fosse escrito por um advogado. Não seja rígido, aborrecido e demasiado corporativo.

5. Conheça o seu público

Quem é o candidato que procura? Quais as suas habilitações e o conjunto de competências? Escreva de forma apropriada para o seu público e de modo confiável que vá de encontro ao que procuram.

Vejamos mais um exemplo. A Zappos tem uma cultura conhecida, divertida e pequena. Contrataram muitos candidatos jovens e esforçam-se diariamente para que haja uma conexão entre eles. Vejamos a descrição de emprego.

Destacamos a secção “Why else?” onde dizem “we’re hiring like crazy right now” e “we’re looking for problem solvers to join our … wacky team.” (“Estamos a contratar que nem loucos” e “procuramos solucionadores de problemas para se juntarem… à nossa equipa louca”). Além disso eles motivam os candidatos a enviar cartas de apresentação em formato de vídeo – considerando que são muito mais “fixes”.

A linguagem que é utilizada vai de encontro ao seu público, até pela forma como é feita a solicitação de um vídeo de apresentação, em que procuram a combinação perfeita entre o candidato e a cultura da empresa.

Se por um outro lado, esta a contratar colaboradores mais maduros no sector de seguros, por exemplo, o tipo de linguagem será certamente diferente de uma startup de tecnologia. Conheça o seu público, conheça os seus colaboradores e adapte a sua abordagem.

6. Seja perceptível

As descrições das ofertas têm uma tendência para divagar e divagar. Vamos parar com isso. Escreva parágrafos curtos, por tópicos e com listas.

Se a plataforma permitir inclua também um vídeo no seu anúncio, que é recomendável. Mas mantenha-o curto. Vá directo ao assunto e torne-o apelativo!

7. Seja genuíno

Também na nossa vida é importante sermos genuínos naquilo que fazemos e não deve ser diferente com os anúncios de emprego. Ao fazê-lo seja sincero sobre o que oferece ao colaborador e qual perfil ideal e tente combinar estes dois factores.

 

Fonte: The Undercover Recruiter

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*