entrevistas

Colocar questões na sua entrevista de emprego, não só faz com que se destaque como também fará com que acabe por descobrir coisas que precisa de saber antes de aceitar o cargo.

Desta forma, irá ficar a um curta distância da sua concorrência e dar-lhe alguma vantagem.

Por isso, coloque estas sete questões…

1. Se o candidato ideal entrasse pela porta agora, que qualidades, competências e experiência teria que ter?

Porque colocaria uma questão destas, caso não seja o candidato perfeito para o trabalho? Porque não existe o candidato ideal. Podem até procurar o que quiserem, mas provavelmente não irão conseguir.

Pode beneficiar com a pergunta a partir do momento em que ouve o que têm para lhe dizer e que não deixa de ser importante para estes. Pode conversar sobre esse tipo de coisas ou algo semelhante da sua experiência. É como se estivesse a recolher alguns truques para responder durante a entrevista.

2. A última pessoa que esteve nesta função foi bem-sucedida? E porquê?

Conhecer a história da última pessoa que passou pela função é importante. Desta forma, conseguirá responder melhor às perguntas que lhe são colocadas. Caso essa pessoa não tenha desempenhado bem as suas funções, tem a oportunidade de referir como as faria. Se a pessoa fez bem e foi promovida, saberá o que precisa de fazer para que seja também bem-sucedido. Por outro lado, pode ajudá-lo a descobrir se quer ou não assumir a função.

3. Como é o dia-a-dia deste trabalho?

A resposta a esta pergunta irá ajudá-lo a determinar as suas tarefas diárias, assim como saber mais sobre a cultura da empresa. É ou não um espaço onde vai conseguir enquadrar-se e ser bem-sucedido?

4. Quais são os maiores desafios para a pessoa que ocupar esta função?

Quando lhe falarem sobre os maiores desafios, ficará a saber exatamente as histórias que deve contar sobre o que fez e o que conquistou, no que diz respeito a desafios anteriores semelhantes. Assim pode mostrar que é a peça que faltava para esse trabalho.

5. Com base na nossa conversa até agora, acha que vou ser bem-sucedido nesta função?

Esta é aquela pergunta que deve fazer no fim da entrevista, quando a conversa começa a terminar. Se a resposta for positiva, quando sair da entrevista, o recrutador vai contratá-lo. Se for negativa, pode descobrir o que os retém, esclarecer o problema e salvar assim a oferta de emprego.

6. Há alguma razão pela qual não me contrataria?

Se não fizer a pergunta anterior, então tem que fazer esta. Deve descobrir e tirar dúvidas relativamente à sua capacidade de fazer o seu trabalho, antes de sair da entrevista.

Se sair com dúvidas não esclarecidas, não receberá a oferta. Até pode ser assustador fazer esta pergunta, mas é preferível fazê-la nesse momento enquanto tem a oportunidade para que mudem de ideias.

7. Qual é o próximo passo neste processo?

Nunca saia de uma entrevista sem saber o que vai acontecer a seguir. Os recrutadores esperam por esta pergunta. Caso não a faça, podem assumir que não está interessado na oferta. Por isso pergunte para que saibam que está interessado e para o tranquilizar sobre o que pode acontecer.

 

Fonte: Work it Daily