linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / 8 erros que os recrutadores devem evitar

8 erros que os recrutadores devem evitar

8 erros que os recrutadores devem evitar

Se está com dificuldades em contratar candidatos ou o seu processo de recrutamento não está a correr como esperado, pode ser altura de recuar um pouco e avaliar o que está errado. Em alguns casos, até a mais pequena mudança pode fazer uma enorme diferença e, por esse motivo, vale a pena perder algum tempo e identificar em que aspectos pode melhorar.

Alguns dos erros cometidos, para além de dificultarem o processo podem também implicar custos mais elevados para as empresas e dificuldade em capturar a atenção dos melhores profissionais, assim como contribuir para uma má reputação da empresa enquato recrutadores.

Conheça então os 8 erros principais que todos os recrutadores devem evitar, segundo o Undercover Recruiter:

Falta de organização

Planeamento e organização são duas características fundamentais para que o recrutamento seja eficaz. No entanto, muitas vezes é subvalorizado pelas empresas. Não planear a fase de recrutamento pode significar gastos maiores e inesperados, processos mais longos, contratações precipitadas e experiências negativas para os candidatos.

Falta de comunicação

Uma das coisas que mais frustra os candidatos nos processos de recrutamento é a falta de comunicação por parte das empresas e não saberem o progresso da candidatura, o que pode ter um impacto negativo no Employer Branding da empresa.

É importante manter o candidato informado ao longo do processo e todos os entrevistados deverão receber feedback, seja positivo ou negativo.

Falta de Feedback

Procurar emprego pode ser uma experiência extremamente stressante e ninguém deseja receber uma carta de rejeição. No entanto, a única coisa pior do que receber uma rejeição é não receber feedback de todo, depois da entrevista nem ter noção da fase em que o recrutamento se encontra.

Se o candidato se esforçou por comparecer à entrevista o mínimo que deve fazer é entrar em contacto para os informar sobre as decisões que a empresa tomou e quais os motivos, mesmo que seja negativo – permite que os candidatos sigam em frente e aprendam com os seus erros.

Pouco conhecimento sobre os candidatos

É compreensível que uma empresa que receba dezenas ou centenas de candidaturas tenha dificuldade em conhecer profundamente todos os candidatos. No entanto é importante que, numa fase de entrevista, esteja preparado e saiba informação essencial sobre cada candidato para que estes se sintam especiais.

Não apostar no Employer Branding

Para atrair o melhor talento é necessário utilizar ferramentas de marketing. Para aliciar os melhores candidatos deverá criar um forte Employer Branding que promova a sua empresa como sendo um ótimo local para trabalhar.

A maioria dos candidatos, antes de enviar o currículo, pesquisa sobre a empresa e, por isso, é importante que tenha uma forte presença nos social media e uma página de empresa que demonstre as suas melhores qualidade.

Procurar o candidato perfeito

A probabilidade de encontrar um candidato que se enquadre de forma ideal nos seus requisitos não é muito elevada. Deverá estar preparado para reconsiderar certos factores sempre que encontrar alguém que, potencialmente, possa estar apto para o cargo.

Excluir candidatos demasiado ou pouco qualificados

Muitos dos recrutadores olham rapidamente para os currículos e excluem candidatos de forma imediata por serem demasiado qualificados ou pouco qualificado. Qualquer um dos candidatos pode contribuir para o crescimento da empresa, seja por ter mais experiência e conhecimentos ou por querer ganhar experiência, ter vontade de aprender e quererem impressionar os superiores.

Esquecer a cultura empresarial

As competências e a experiência profissional são factores importantes quando está a recrutar. No entanto, é importante que os candidatos se enquadrem na sua cultura empresarial e com os restantes funcionários.

Quanto tomar decisões tenha em consideração a personalidade do candidato e a forma como se poderá enquadrar no ambiente de trabalho da sua empresa.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*