linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Como começar a Carta de Apresentação: 8 exemplos

Como começar a Carta de Apresentação: 8 exemplos

carta de apresentação

“Venho por este meio candidatar-me à vaga de …” é, provavelmente, a forma mais comum de iniciar uma carta de apresentação. Sabia que esta expressão pode fazer com que a sua candidatura seja rejeitada?

Num mercado de trabalho super-competitivo, as empresas estão a receber centenas de respostas a cada anúncio de emprego. Assim, procuram aquele candidato que se diferencia através das palavras.

Evite expressões como “Venho por este meio anexar o meu currículo para vossa apreciação” ou “Venho candidatar-me à vossa empresa” – se está a enviar um CV e carta de motivação, as suas intenções são óbvias. Não precisa de mencionar o que já está explícito.

Dicas para começar a Carta de Apresentação:

  • Mostre, desde logo, sucesso: O que fez, recentemente, que seria útil para a empresa a que se candidata?
  • Porque é que é a pessoa indicada para a função?
  • Como se encaixa na cultura empresarial?
  • Tem a experiência e competências necessárias para a função?
  • A vaga foi-lhe apresentada por um funcionário da empresa? Mencione-o.

Exemplos de como começar a Carta de Apresentação:

  • “Estou altamente motivado para construir uma carreira na Educação. Possuo experiência em ensino básico e secundário, bem como já leccionei fora do ambiente de aula tradicional, pelo que tenho muito para oferecer.”
  • “Estando num lugar de chefia na indústria das Tecnologias de Informação, apercebi-me que a melhor forma de motivar os recursos humanos é através da definição de objectivos claros e liberdade na execução dos projectos.”
  • “Possuo um grande historial de complexas análises a empresas, pelo que sou o candidato ideal para a função de Analista por vós anunciada.”
  • “Tenho o prazer de conhecer um dos vossos advogados, o José Silva, que me informou sobre esta vaga e recomendou que o contactasse.”
  • “Possuo experiência comprovada em Engenharia Geográfica e utilizo frequentemente o Microstation, pelo que considero ter as competências necessárias para ajudar a vossa empresa a desenvolver os seus projectos no continente Africano.”
  • “Nos últimos 5 anos, liderei uma equipa de 10 consultores imobiliários, tendo atingido sistematicamente XXXX€ de vendas.”
  • “Tenho 15 anos de experiência na área administrativa em seguros e finanças, pelo que fiquei bastante entusiasmado ao ler sobre a vossa vaga de Assistente Administrativo.”
  • “Investi em formação para aprender a comunicar com o público através das redes sociais, seguindo regularmente sites como o Mashable e Social Bakers para estar actualizado sobre as constantes evoluções da área, pelo que sou o candidato ideal para o vosso estágio profissional em Marketing Digital”.

 

“Agarre” o recrutador desde o início – a probabilidade de conseguir uma entrevista de emprego é muito maior!

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

5 comments

  1. Muito bom blog. 5 estrelas. Com o que aprendi neste blog tenho a certeza absoluta que mais tarde ou mais cedo vou arranjar emprego. Blog muito profissional

  2. Miguel Ferreira Silva

    Gratos pelas vossas dicas e sugestões, elas são uma fonte de ânimo e encorajamento.

  3. Mas e se tiver experiência num ramo e quer mudar de área. Como “agarro”o recrutador? Como faco a minha carta de apresentação?

  4. Excelente Site. Muito obrigado por compartirem o vosso conhecimento connosco. Gosto sobretudo da forma directa, pratica e sintetisada como escrevem. Muitos Parabens!

  5. Muito esclarecedor e dicas muito interessantes neste blog, muito obrigada!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*