Qual o segredo para se transformar num networker bem-sucedido? É de conhecimento de todos nós o quanto  é importante manter o equilíbrio da nossa rede de contactos entre o digital e offline e conectarmo-nos como estamos a fazer agora. Mas não podemos viver apenas pelo online ou apenas pelo offline.

Veja de seguida nove dicas que podem ajudá-lo a desenvolver novas conexões, a destacar-se e a ser relembrado pelos outros.

1. Partilhe a sua paixão, autenticidade e história

Todos nós temos uma história e as pessoas conectam-se ao que é real.

2. Alcance o seu público

Informe-se sobre a comunidade onde quer estar presente. Pesquise e descubra sobre o seu público em sites, blogs ou através de outras pessoas que possam conhecer ou que sejam membros do grupo.

3. Conheça a “lista de convidados”

Ao conhecer as pessoas que fazem parte, vai querer conhecê-las. Por isso, pesquise sobre as mesmas: empresas, prémios, atividades e realizações.

É certamente um bom motivo para meter conversa e uma boa forma para quebrar o gelo. Como se sentiria se alguém que não conhecesse fosse falar consigo? “Gostei da sua publicação no blog, como ser mãe e criar um negócio?”.

4. Trabalhe o “ambiente”

Misture-se e tente ter várias interações diferentes e interessantes. Não monopolize nem seja monopolizado. Tente envolver e encorajar outras pessoas a terem uma conversa mútua e inclua ainda outras pessoas nessas conversas.

5. Conecte-se a um mentor

Tente encontrar alguém que conheça o grupo e que possa apresentá-lo ao mesmo. Conhecer alguém que os outros também conheçam torna tudo mais fácil.

6. Defina metas

Estabeleça metas para o que quer alcançar e obtenha com essa experiência, cinco novas conexões interessantes, novos amigos e alguém com quem pode falar de negócios.

7. Seja Inclusivo

Seja inclusivo e observe como o facto de fazer novos contactos pode fazer sentido para si. É impressionante ver como a coragem de uma comunidade e a sinergia podem trabalhar com negócios complementares.

8. Ofereça ajuda

Pergunte aos restantes de que forma poderá ajudá-los. Não se trata do que pode ganhar, mas como poderá ajudar.

Quando as pessoas se apercebem que está envolvido pelas razões e motivos corretos, o relacionamento cresce naturalmente, assim como a construção da confiança e a partilha do conhecimento. Invista e comprometa-se com pessoas que o façam sentir bem e mostre reciprocidade.

9. Acompanhe

Acompanhe as conexões interessantes que fez. Os relacionamentos levam tempo, esforço e também compromisso. Uns crescem e outros partem, mas certamente não pode saber o que acontecerá se não tomar uma atitude.

Uma rede de contactos é uma extensão natural das nossas interações e comunicações com outras pessoas. Afinal somos ou não somos uma rede o tempo todo?

 

Fonte: Work it Daily