entrevista de emprego em inglês

 

Sabe como causar uma boa impressão numa entrevista de emprego em inglês?

Em primeiro lugar deve fazer uma pesquisa sobre a empresa, tal como faria com qualquer empresa para uma entrevista em português. Porém, neste caso em especial, deve tentar saber com quem vai ter que falar em inglês.

Saiba se vai falar em inglês internamente com os seus próprios colegas e superiores (é o caso de muitas multinacionais) ou se o seu inglês será necessário para atendimento ao público externo, como clientes da empresa.

Esta informação vai ajudá-lo na sua entrevista de emprego em inglês, porque além de demonstrar o interesse pela vaga, você já vai com a ideia do nível de inglês que deve usar.

O que esperam de si numa entrevista de emprego em Inglês?

Normalmente, os recrutadores esperam o mesmo que noutras entrevistas de emprego. A diferença é que na entrevista em inglês, para além de tudo o resto, o recrutador quer perceber se consegue utilizar a sua competência linguística sempre que necessário para a empresa.

O empregador não quer correr o risco de cometer um erro e escolher um candidato que diz no seu currículo que o seu inglês é fluente, mas que afinal pouco mais sabe dizer do que “good morning”.

Um entrevista de emprego em inglês é muito comum também via internet. Aproveite para saber aqui como se preparar para uma entrevista via Skype.

De seguida, veja exemplos de algumas perguntas que lhe poderão ser colocadas em inglês:

  • Fale-me sobre si (Tell me about yourself)
  • Conte-me o seu percurso académico (Tell me about your scholastic record.)
  • Porque o devemos contratar? (Why should we hire you?)
  • Quais os seus pontes fortes e fracos? (What are your strengths?)
  • O que o seu último chefe me diria sobre si? (How would your last boss describe you?)
  • Trabalha melhor em equipa ou individualmente? E sob pressão? (How do you work under pressure?)
  • Por que quer trabalhar nesta empresa? (Why are you interested in working for our company?) Aqui estão algumas dicas para responder a esta pergunta.
  • Onde acredita que estará daqui a 5 anos? (Where do you see yourself in 5 years time?)
  • Qual a sua expectativa relativamente ao seu ordenado? (What salary are you expecting??
  • Quer fazer alguma pergunta? (Do you have any questions for me?)

Durante a entrevista fique atento para não entender mal as perguntas por causa do nervosismo e acabar por dar respostas que não têm nada a ver com o que foi perguntado.

Posto isto, pense nas perguntas que serão compatíveis com o cargo a que se está a candidatar e nas respostas que gostaria de dar, e ponha mãos à obra.

Treine a sua conversação em inglês, mas não decore perguntas e respostas. Em vez disso, entenda o contexto, caso contrário, vai parecer um robô e não vai conseguir ter sucesso nesta entrevista de emprego em inglês.