linkedin google plus facebook twitter
Home / Emprego / A “sorte” existe na procura de emprego?

A “sorte” existe na procura de emprego?

O que é a sorte? Como é que alguns dos candidatos conseguem facilmente atrair mais oportunidades de carreira que outros, tendo as mesmas qualificações e as mesmas ferramentas de procura? Será só mesmo uma questão de sorte? Talvez seja mais que isso e tudo pode ser uma questão de perspectiva.

Ter sorte é saber esperar, criar e identificar as oportunidades quando nos batem à porta, assim como seguir os nossos instintos, correndo riscos e olhando para os desafios com uma perspectiva de soberania e não de vitimização.

Exemplos de pensamentos de um candidato “sem sorte”

“A economia está muito difícil, pois há tantas pessoas qualificadas na rua”, “Como é que isto pode acontecer comigo?”,  “Preocupa-me o facto de demorar muito tempo”. ” Como posso candidatar-me se o meu currículo não é o ideal?”

Exemplos de pensamentos de um candidato “com sorte”

“Sinto-me com confiança com este novo currículo”, “Se enviar o meu currículo todos os dias, estou certo que encontrarei algo”, “Farei todos os possíveis para acelerar o processo na procura de emprego.”

 

Consegue perceber as diferenças? Damos-lhe algumas pistas: atitude, expectativa, energia, entusiamo e foco no objetivo. É verdade que são momentos complicados para quem procura emprego, mas deve concentrar-se nos desafios e arranjar formas de superá-los.

Faça a sua própria sorte   

Fique com algumas dicas para atrair a sorte e reverter a sua procura de emprego.

1. Crie um mapa de procura de emprego

Criar um plano de procura de emprego é uma forma pragmática de atrair a sua sorte. Defina objetivos de trabalho claros e bem definidos e melhore as suas ferramentas, tal como o currículo, a carta de apresentação, todas as referências que tiver, a carta de agradecimento, métodos de pesquisa, estratégias e a presença online – assim não há sorte que lhe resista.

2. Seja flexível e corra riscos

Siga o plano, mas também alargue os seus horizontes. Ou seja, esteja aberto à ideia que podem surgir outras oportunidades e outras formas de alcançar o objetivo final. Não coloque de parte as tarefas temporárias nem a região ou até quem sabe mudar de área profissional.

3. Seja observador e curioso

Observe os outros. Pesquise a sua rede de contactos e veja se alguém pode de alguma forma ajudar. Não se concentre só em si, pois ao fazê-lo não vai perceber o que se passa ao seu redor e as oportunidades maravilhosas que podem estar debaixo do seu nariz.

Seja curioso e investigue coisas que até podem não ser atraentes no início, mas afinal nunca se sabe onde podem estar as melhores oportunidades.

4. Esteja à espera do sucesso

Fale consigo mesmo, aposte no seu sucesso e não no seu fracasso. Vá dizendo a si mesmo “Eu vou conseguir!”.

Esta é uma boa forma de se motivar e não desistir.

 

Depois desta leitura, sente-se mais positivo?

 

Fonte: Work it Daily

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*