linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / 5 dicas para acalmar os nervos antes de uma entrevista

5 dicas para acalmar os nervos antes de uma entrevista

 

Ser chamado para uma entrevista é sem dúvida uma ótima notícia. Enviei dezenas de currículos e agora aquela empresa chama-o para o conhecer. No entanto, depois de todo um trabalho árduo de procura é normal que fique nervoso. As entrevistas não surgem todos os dias, é algo que não frequentemos muito, por isso os nossos pensamentos deixam-nos mais ansiosos e preocupados.

Para que possa ter sucesso, veja 5 passos que deve experimentar para que consiga diminuir a pressão que pode sentir:

1. Prepare-se para as perguntas difíceis

Uma vez que não sabe o que o entrevistador lhe vai perguntar, existem algumas perguntas padrão que o podem ajudar e para as quais deve estar preparado.

Por exemplo: “Fale-me um pouco de si”, “Quais as suas expectativas salariais?” e “Qual foi situação mais stressante que teve no seu trabalho e como a resolveu?”, estas são as perguntas mais comuns.

Para facilitar, escreva a suas respostas e depois edite-as de forma energética e bem claras. Se teve uma barreira profissional no passado, aproveite-se disso. Numa entrevista não se desculpe e seja positivo quanto à sua experiência, mantendo-se otimista e com bom humor.

2. Relaxe com a prática

Ter as suas repostas escritas num papel é um bom começo, mas não se esqueça de praticar a fala. Pode parecer estranho no início, mas com a prática a sua postura pode melhorar muito.

Fale para um amigo ou familiar, ou então prepare uma câmara ou telemóvel. A linguagem corporal diz muito sobre si ao entrevistador, e a ajuda de uma câmara pode ajudá-lo no processo da contratação. Com a leitura das respostas elaboradas e a combinação da prática em frente à objetiva pode tirar o máximo benefício.

3. Prepare-se para fazer pesquisas

Descubra o máximo que conseguir sobre a empresa. Até pode estar familiarizado com a indústria, mas será que conhece realmente a empresa? Estão a abrir novas lojas? Fecharam um novo contrato? Mudaram de administração?

A lista é infinita mas o principal objetivo é que conheça pormenores sobre a empresa. Estar devidamente preparado dá-lhe vantagens ao nível da conversa e demonstra o seu nível de interesse.

4. Fique tranquilo ao fazer exercício físico

Uma mente limpa, olhos brilhantes e a sensação de bem-estar, ajudarão muito na sua confiança. Por isso faça um pequeno exercício 12 a 24 horas antes da entrevista, e vai ver que terá o impulso de que precisa.

5. Descanse o suficiente e seja o melhor

Certifique-se que descansa bem. Pode comemorar depois de conseguir o emprego, por isso evite festividades na noite anterior. Ir para a entrevista a bocejar e com olheiras, não causam uma boa impressão e podem prejudicá-lo na oportunidade de conseguir aquele emprego.

No mercado de trabalho é preciso uma abordagem inteligente para saber enfrentar os concorrentes. Siga estes passos e tente ser o melhor que conseguir. As hipóteses de ser bem-sucedido numa entrevista são altas e assim pode estar próximo de alcançar o seu objectivo.

 

Fonte: Work It Daily

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*