linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Quando procurar emprego: alturas ideais

Quando procurar emprego: alturas ideais

altura ideal para procurar emprego

No que se refere a procurar emprego, não há melhor altura do que agora – excepto se estiver a passar por uma grande mudança de vida, tiver um projecto em curso no trabalho ou se for Verão.

Segundo a Forbes , os candidatos devem estar sempre à procura, senão podem perder uma oportunidade interessante. No entanto, existem alturas ideais para iniciar a procura de emprego.

Necessita ter tempo e disposição para se dedicar ao processo, garantindo assim que os contactos que efectuar serão frutíferos, e não está a negligenciar outras áreas da sua vida.

O Verão e a época festiva tendem a ser más alturas para procurar emprego, já que os empregadores estão pouco concentrados na tarefa de recrutamento. A excepção são os trabalhos temporários, que têm tendência a aumentar nestas épocas.

Quais são, então, as melhores alturas para procurar emprego?

 

1) Procure emprego quando sabe o que quer fazer

Deve começar por decidir quais os tipos de função que pretende desempenhar, e para que tipo de empresas. Esteja preparado: saiba onde encontrar empregos, tenha o CV preparado, o LinkedIn organizado e pesquise sobre as empresas a que se está a candidatar.

2) Procure emprego quando estão a recrutar para a sua área de trabalho

Se verificar que a empresa na qual gostaria de trabalhar não está a contratar, ou que existe escassez de trabalho na sua área, pode estar a perder o seu tempo ao enviar a sua candidatura. Experimente considerar áreas diferentes, que estejam dentro do seu leque de interesses.

3) Procure emprego quando não precisa de um emprego

A melhor altura para procurar pode ser quando quer um emprego, e não quando precisa. Terá muito menos pressão, já que o seu trabalho actual não é muito mau e não tem pressa em encontrar um novo. Desta forma, poderá escolher cuidadosamente qual a oferta que melhor se adequa a si. Tome o controlo!

4) Procure emprego antes de começar a odiar o emprego actual

A maioria das pessoas só começa à procura de um novo emprego quando se sente muito infeliz no actual. O problema é que o stress irá tornar-se perceptível durante a pesquisa de trabalho e as entrevistas. Assim, o ideal é começar à procura quando se começa a sentir desconfortável no emprego actual mas ainda não deixará a negatividade afectar a sua procura de emprego.

5) Procure emprego depois de completar um projecto grande na sua empresa

Se tem um grande projecto em mãos, não deve dividir a sua atenção entre projecto e procura de emprego, pois não irá ser bem sucedido nos dois. Também, poderá ser necessário sair da empresa actual antes de concluir o projecto, o que poderá gerar algum mau-estar com os seus colegas. Não se esqueça que os mesmo são uma parte importante da sua rede de networking.

6) Procure emprego depois do Ano Novo

Ano novo, vida nova, emprego novo! Por vezes, iniciar a procura em Janeiro pode ter um efeito psicológico positivo, já que se sentirá com mais força e determinação. Relembre-se, também, que os empregadores poderão estar mais focados em contratar um novo recurso nesta altura do ano.

7) Procure emprego depois de umas férias bem merecidas

Se tem férias marcadas, talvez não seja boa ideia procurar emprego já. Será desagradável para o potencial empregador ter que aguardar o seu retorno para que inicie as novas funções – e é possível que nem o considere para o cargo. No entanto, se a oportunidade perfeita aparecer antes das férias, esteja preparado para pôr os seus planos de lado (pode valer a pena!).

8) Procure emprego depois de uma grande mudança de vida (e não durante)

Pela mesma razão pela qual não deve procurar emprego antes das férias, também não é deve fazê-lo durante a gravidez, uma separação ou outra mudança de vida radical. Iniciar um novo trabalho requer um investimento de esforço e tempo extra, bem como, possivelmente, horas extra para mostrar a sua dedicação. Se uma situação pessoal o for impedir de se esforçar a 100% no novo trabalho, aguarde até a mesma acalmar. Nesse momento será um bom momento para procurar emprego!

 

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*