linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Candidatos: tendências de recrutamento para 2017

Candidatos: tendências de recrutamento para 2017

Candidatos tendências de recrutamento para 2017

De acordo com um estudo realizado pela ManpowerGroup, 40% dos recrutadores afirmaram, em 2016, ter dificuldade para encontrar candidatos adequados para preencher as vagas necessárias. Quais as boas notícias para os candidatos? Os empregadores procuram candidatos fortes e irão valorizá-los quando os encontrarem.

Conheça de seguida diversas tendências de recrutamento para ter em mente em 2017, e saiba como será beneficiado enquanto procura novas oportunidades:

1. Procure as maiores necessidades: de acordo com o estudo realizado, as vagas mais difíceis de preencher são Comerciais, Engenheiros, Técnicos Especializados, Motoristas, Gestores e Recepcionistas. Se está numa fase em que pretende mudar de carreira, mantenha estas vagas em mente e adapte o seu currículo, destacando as competências e experiência profissional exigida para esses cargos.

2. Candidate-se, candidate-se, candidate-se: quase 25% dos participantes do estudo reportaram que existe falta de candidaturas. Quando o leque de candidatos falha em quantidade – e mais importante ainda, em qualidade – cria instantaneamente um conjunto de novos desafios.

Uma grande parte dos candidatos sente que os recrutadores nunca irão responder – ou sequer ler o seu currículo. Por isso, é importante que se recorde que os currículos não vão para um “buraco negro”. Os empregadores não só os leem, como entrevistam e têm pressa em preencher as vagas em aberto.

Assim, em vez de se convencer de que ninguém o irá contactar e parar de enviar candidaturas, siga em frente e faça exactamente o oposto. Ficará surpreendido com as respostas que receberá.

3. Leia o anúncio com atenção: de acordo com o estudo realizado, 20% dos empregadores revelou que os candidatos não têm a experiência ou as competências necessárias para a função. Se por um lado, se deve candidatar a tantos anúncios quantos conseguir, por outro é importante que leia com atenção a descrição do anúncio e verificar se realmente se enquadra naquilo que é pedido.

Por exemplo, caso se esteja a candidatar a uma vaga para Lisboa, embora resida no Porto e não tenha problemas em mudar, deve ter isso bem esclarecido na sua carta de apresentação.

4. Espere melhores regalias: cada vez mais, com a falta de candidatos adequados, as empresas sentem necessidade de recompensar os candidatos mais talentosos, de forma a retê-los na empresa. Para além de melhores salários, as empresas atribuem cada vez mais outras regalias e benefícios: comissões, dias de folga, possibilidade de trabalhar em casa, horários flexíveis, etc.

 

Fonte: Money US News

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*