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Candidaturas: o que escrever no assunto do e-mail?

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Actualmente, a maior parte da comunicação na procura de emprego, candidaturas e em networking é feita via-email. Os empregadores recebem centenas de e-mails por dia e, na maioria dos casos, o que decide se um e-mail é aberto ou ignorado é o que está escrito no “assunto”.

Para se certificar que os seus e-mails são lidos, é necessário ter um “assunto” claro e profissional. Leia de seguida algumas dicas sobre como escrever um forte e atractivo “assunto” que cative os recrutadores desde o início.

Porque é tão importante?

O “assunto”, assim como o nome e o e-mail de quem envia, é a primeira impressão que o recrutador tem da sua candidatura. Com tantos e-mails a serem enviados hoje em dia com vírus, spam e informações irrelevantes, a maioria das pessoas raramente abre todos os e-mails que recebe, e a decisão de ler ou não ler é feita sobretudo com base no “assunto”.

Deixar este elemento em branco, provavelmente colocará o seu e-mail na pasta de spam ou fará com que seja automaticamente apagado.

Dicas para escrever um “assunto” eficaz

1. Seja profissional: esta dica aplica-se tanto ao “assunto” como ao endereço de e-mail. O “assunto” não deve incluir palavras informais tais como “olá” ou “tudo bem?”. Utilize linguagem profissional e educada.

Para além disso, certifique-se de que tem um endereço profissional – meninalinda@mail.com pode levar o recrutador a questionar se está a levar a candidatura a sério.

2. Defina o seu objectivo: tem de se certificar que o “assunto” será relevante e do interesse do recrutador. Torne-o interessante utilizando palavras-chave relacionadas com o motivo pelo qual está a escrever.

Se está a relacionar-se, defina aquilo em que está interessado ou por que motivo está a contactar a pessoa. Pode estar a pedir informação ou a requerer uma reunião, conselhos ou referências.

Se o contacto foi recomendado por terceiros, inclua o nome da pessoa no “assunto”.

3. Mencione o título do anúncio: se o objectivo do seu e-mail é candidatar-se a um emprego, deve utilizar o título do anúncio no “assunto” do e-mail, para que o recrutador saiba a que vaga se está a candidatar. É possível que uma empresa tenha diversas posições em aberto e será mais fácil saber qual a sua área de interesse.

Referir o título da vaga também é vantajoso para casos em que as empresas têm filtros automáticos que organizam os currículos. Pode também incluir o seu nome ou “recomendado por” caso alguém o tenha sugerido para se candidatar.

Se enviar um e-mail de acompanhamento ou de agradecimento utilizar a palavra “Obrigado” antes do título do anúncio pode ser uma vantagem.

4. Seja curto e específico: quanto mais específico for mais fácil será para o receptor categorizar o seu e-mail de forma rápida e responder apropriadamente. Seja tão sucinto quanto possível uma vez que frases demasiado longas podem ser cortadas e perder informação importante. Utilize as primeiras palavras para ir directo ao assunto.

Exemplos de “assuntos” de e-mail

  • Vaga Assistente Administrativo – Ana Lopes
  • Candidatura de Emprego – Diogo Silva
  • Anúncio Director de Gestão
  • Anúncio de Emprego #212: Técnico de Recursos Humanos
  • Candidatura Marketing Digital – Marta Gomes
  • Nova Oportunidade: Web Developer
  • Director de Vendas à procura de Novo Desafio – 10 anos de Experiência
  • Técnico de Frio – Currículo
  • Candidatura – Recomendado por Afonso Costa
  • Pedido de Entrevista – Estudante Universitário
  • Obrigado! Assistente Administrativo – Entrevista
  • Acompanhamento de Entrevista – Assistente Marketing

 

Fonte: The Balance

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

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