linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Carta de Apresentação: 7 expressões proibidas

Carta de Apresentação: 7 expressões proibidas

carta de apresentação

Primeiro ponto: deve sempre enviar uma carta de apresentação. Segundo ponto: A carta deve ser interessante e despertar a curiosidade para o seu CV. Terceiro ponto: o que escreve na carta de apresentação tem que ser muito bem pensado – algumas expressões podem deitar tudo a perder.

Expressões a evitar na Carta de Apresentação:

1. “A experiência e competências fazem de mim o candidato ideal para esta função.”

A que função se está a referir? Quais são as competências que o diferenciam dos outros candidatos? Frases genéricas afastam os recrutadores, que conseguem perceber que não se esforçou para escrever uma carta de apresentação específica para aquela empresa.

A impressão com que ficam é a de que não está interessado naquela vaga, mas sim em qualquer trabalho “que lhe apareça à frente”.

Deve mencionar o nome da função a que se candidata, bem como as competências e experiência podem ajudar a empresa a crescer. Utilize exemplos para ilustrar a sua candidatura.

 

2. ” Quero bastante trabalhar nesta indústria/área profissional.”

Embora esteja a revelar foco a nível profissional, também demonstra que não está interessado naquela empresa em particular. O recrutador ficará com a ideia de que se está a candidatar aquela empresa, mas podia perfeitamente estar a enviar o CV para a empresa concorrente – o que não lhe agradará.

Utilize a carta de apresentação para demonstrar que fez pesquisa sobre a empresa e se identifica com a sua missão.

 

3. “Preciso deste trabalho porque estou desempregado e tenho que alimentar a minha família.”

Infelizmente, o desemprego tem efeitos muito negativos na vida familiar, tal como a dificuldade de efectuar os pagamentos fixos (rendas, electricidade, água, etc.) ou em adquirir alimentos.

No entanto, este argumento não o vai ajudar a conseguir emprego, já que não revela interesse na função ou empresa a que se está a candidatar.

 

4. “Sou muito determinado e organizado.”

Os recrutadores passam várias horas do seu dia a ler candidaturas… o que quer dizer que já conhecem os lugares-comuns todos e, provavelmente, estão fartos deles.

Em vez de dizer que é determinado e organizado, porque não demonstrar? Por exemplo “Na empresa XPTO existia um método de produção que considerava antiquado, o que referi várias vezes às chefias. Infelizmente, não quiseram alterá-lo. Como sou uma pessoa muito determinada, elaborei um relatório que mostrava como se conseguia reduzir o tempo e custo de produção. As medidas que propunha foram implementadas 2 meses depois.”

 

5. “Tenho todos os atributos/competências que procuram.”

E quais são esses atributos? De que forma são úteis para a empresa? Seja específico e utilize palavras-chave. Pode retirá-las do anúncio de emprego, identificando as palavras que o recrutador escreveu com mais frequência ou às quais deu mais destaque. Por exemplo: se a oportunidade de emprego mencionar como requisito conhecimentos de Excel, certifique-se de que faz referência a esta competência na sua carta de apresentação.

 

6. “Fico à espera da voça resposta.”

Erros ortográficos são um grande problema numa candidatura. Mesmo que seja apenas um engano ou falta de atenção, o empregador ficará com a ideia de que não sabe escrever português correctamente.

Releia sempre a carta de apresentação para que a sua candidatura não contenha erros gramaticais ou sintácticos.

 

7.  “Obrigado pelo tempo dispensado.”

A frase, em si, não está incorrecta mas, como frase final, é fraca porque não incita à acção.

Uma melhor alternativa seria escrever “Podemos agendar uma conversa para lhe explicar melhor como posso ajudar a Empresa XPTO?”.  O recrutador ficará impressionado com a sua confiança e sentir-se-à “obrigado” a dar-lhe uma resposta.

 

Lembre-se sempre de que a forma como escreve influencia bastante a imagem com que o recrutador fica de si.

 

Fonte: Brazen Careerist

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*