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Carta de Apresentação: o que evitar?

Carta de Apresentação

Muitas empresas pedem que, junto com o currículo, o candidato à vaga envie uma carta de apresentação (também conhecida como carta de motivação) a fim de conhecer mais sobre o candidato e sobre suas aspirações profissionais.

Antes de escrever uma carta de apresentação para um recrutador, é necessário seguir algumas regras para que tenha um efeito positivo na sua candidatura.

Trate a sua carta de apresentação como qualquer outra correspondência comercial, ou seja, mantenha uma aparência profissional, um tom profissional e uma escrita com gramática e pontuação exatas, afinal, o seu objectivo é impressionar o futuro empregador.

Antes de enviar, certifique-se de que revê a sua carta cuidadosamente.

Veja a seguir uma lista dos erros que devem ser evitados:

1. Evite uma carta desleixada

A primeira impressão de qualquer recrutador será baseada na aparência geral da sua carta, pois é o primeiro item visto antes de prosseguir para o currículo. Se uma carta chegar ao responsável de recrutamento sem uma boa formatação, com uma fonte de difícil leitura e sem escrita eficaz, irá prejudicar mais do que ajudar a sua candidatura.

2. Evite listar habilidades e qualificações não relacionadas

Releia a sua carta e pergunte-se sobre o que a empresa procura. O que está escrito na sua carta condiz com o tipo de profissional que estão à procura? Reveja as frases. Estão acrescentando algo à sua candidatura? Estão realçando as suas qualidades? Se a resposta for negativa, não faz sentido mantê-las. Deixe apenas conteúdo que realce as suas habilidades e conquistas relacionadas com a sua posição atual ou de acordo com o perfil procurado.

3. Evite esquecer de incluir o nome do contacto

Quando sabe quem é o profissional responsável por aquela vaga, inclua o nome da pessoa na sua carta. Assim, garante que o documento será direcionado para a pessoa interessada. Quando não há essa informação disponível, procure no LinkedIn ou entre em contato com a empresa. Tome cuidado para anotar o nome e o cargo correctamente. Em último caso, direcione para o departamento de Recursos Humanos da empresa.

4. Verifique o endereço da empresa

Seja enviada por correio ou por e-mail, certifique-se de que tem o endereço correcto para o envio da sua carta de apresentação. Se houver dúvidas, procure no site da empresa ou entre em contacto para confirmar.

5. Evite utilizar um modelo não profissional

A formatação significa que a sua carta deverá conter certos elementos, como data, nome do contacto, saudação, assinatura, entre outros. Conheça aqui nosso modelo de carta de apresentação e faça o download gratuito.

 

Fonte: Work it Daily

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

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