Cartas de Apresentação tendências para 2016

Depois de lhe apresentarmos as tendências para os Currículos relativas a 2016, chegou agora altura de saber, com o auxílio do Careerealism, quais as tendências deste ano no que diz respeito às cartas de apresentação!

A Carta de Apresentação antiga:

Normalmente, ocupa uma página inteira, é demasiado longa para ser vista num aparelho móvel, tem vários parágrafos e o texto é muito denso.

Tem uma longa introdução de 3-5 frases sobre como descobriu a vaga, o que faz e o interesse que tem na oportunidade.

O corpo do texto é geralmente composto por 2-3 parágrafos relativos à experiência que possui.

Na conclusão geralmente é mencionado por que motivo o devem escolher a si e são referidos os contactos.

A nova Carta de Apresentação: tendências

1. Chamar a atenção em segundos

De acordo com um estudo realizado pela Microsoft, cada vez mais prestamos menos atenção à informação que nos rodeia. Também a forma como utilizamos a informação que recebemos se está a alterar.

No processo de procura de emprego é fundamental comunicar apenas a informação vital da forma mais concisa possível.

2. Facilitar a leitura em aparelhos móveis

As cartas de apresentação devem se adaptar à crescente dependência de consumo de informação através dos tablets e telemóveis. Assim sendo, o seu material de candidatura deve-se adaptar aos pequenos ecrãs e ser totalmente visível sem ter que andar para cima ou para baixo.

Não espere conseguir um documento ideal à primeira. Faça vários rascunhos até ficar satisfeito com o resultado final. Tente utilizar menos de 150 palavras.

3. Utilização de espaços

Enquanto escreve a sua carta de apresentação certifique-se que incorpora diversos espaços em branco. Esta técnica tornará a leitura mais fácil para o recrutador.

4. Fascinar o recrutador

Uma das principais técnicas utilizadas para cativar quem está a ler é começar com uma questão interessante ou com um facto fascinante.

Dirija-se à empresa, faça uma pergunta ou mencione algo que faça referência às necessidades do recrutador.

5. Ser a solução

Depois de referir a necessidade ou o problema da empresa, deverá demonstrar que é a solução!

Utilize pontos em que tenha ajudado uma empresa a atingir resultados ou projectos que tenha desenvolvido e que tenham tido sucesso!

6. Apelar à acção

Quando escreve uma carta deve sempre terminar com um apelo à acção. Por exemplo: “Está interessado? Vamos conversar!”.

O objectivo é que o recrutador não se fique pela leitura da sua carta de apresentação: que veja o currículo, que o pesquise nas redes sociais ou que entre em contacto.