Coisas a ter em conta antes de deixar um emprego

Está a pensar abandonar o seu emprego actual? Não o faça de forma espontânea nem tome decisões precipitadas! Saiba aqui as 6 coisas que deve ter em conta antes de deixar um emprego, de acordo com o Career HMO.

Esteve nessa empresa pelo menos dois anos?

Geralmente, são necessários alguns meses na empresa para perceber totalmente quais as suas funções e a posição que ocupa. É necessário compreender que poderá demorar algum tempo até ficar realmente bom naquilo que faz.

Por esta razão é importante dar algum tempo para se habituar às suas novas tarefas e poder contribuir para o sucesso da organização. Não se menospreze ao deixar um emprego sem ter oportunidade de ser excelente!

Tem a experiência necessária?

Antes de desistir do seu emprego é necessário ter a certeza de que já adquiriu experiência suficiente para poder encontrar outra oportunidade.

Pode ser necessário manter esse cargo durante mais algum tempo até ter desenvolvido totalmente essas competências. Ao fazer isto, terá mais hipóteses de conseguir o emprego que realmente pretende.

Tem demasiado trabalho?

Se sente que está a ficar atrasado nas suas tarefas e isso deixa-o ansioso, pode ser altura de recuperar.

Constantemente, é necessário encontrar formas de se tornar mais eficiente e melhor profissional. Quanto mais conhecimento tiver, mais fácil será acompanhar o ritmo de trabalho.

Já tentou elevar o nível do seu trabalho?

Sente que as suas funções já não o desafiam? Ou que já não tem nada novo para aprender ou contribuir? Pode ser altura de se chegar à frente e pedir mais responsabilidade.

Encontre novas formas de se desafiar profissionalmente. Quem sabe, não acaba por ser promovido.

Tem problemas pessoais?

É comum as pessoas culparem o trabalho pelo stress quando, na realidade, o motivo é algo externo. Se está com problemas conjugais, de saúde, familiares ou financeiros, a sua ansiedade pode-se transferir para o trabalho.

Deste modo, mesmo que desista do seu emprego, os seus problemas irão permanecer e continuar em próximas oportunidades. Por isso, antes de se demitir tenha momentos de reflexão relativamente à sua vida pessoal.

Tem algo novo em perspectiva?

Seja cauteloso. Não deixe um emprego sem ter algo novo em vista. Em média, uma pessoa demora nove meses a encontrar uma nova oportunidade.