Colegas

Ter um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho pode ajudá-lo a estar mais motivado, a melhorar o dia de trabalho e a ser mais produtivo. No entanto, deve ter cuidado para não ultrapassar nenhum limite e tornar o relacionamento entre colegas complicado ou desagradável.

Para além do óbvio – como insultos e asneiras – veja de seguida algumas coisas que nunca deve dizer aos seus colegas, segundo o Business Insider:

  1. “Quanto recebes?” – Para além de pouco profissional, esta pergunta pode tornar o ambiente um pouco estranho.
  2. “Podes-me emprestar algum dinheiro?” – Ocasionalmente, podemo-nos esquecer de levar a carteira para o trabalho um ou dois dias, mas se isso acontecer constantemente poderá começar a ser colocado de parte dos eventos da empresa.
  3. “Juro!” – Esforçar-se por garantir que aquilo que está a dizer é verdade pode levar as pessoas a pensar “não é sempre honesto?”.
  4. “Já ouviste falar do…” – Espalhar boatos não irá melhorar a sua reputação.
  5. “Essas calças ficam-te bem” – Comentar a aparência de um colega é pouco profissional e pode ser considerado assédio.
  6. “Vocês estão sempre a causar problemas” – Fazer comentários negativos sobre um grupo é pouco esperto e pode coloca-lo em problemas.
  7. “Estás grávida?” – Esta pergunta raramente tem resultados positivos.
  8. “Desculpa incomodar mas..” – Se acha que realmente vai incomodar, então por que fazê-lo? Opte antes por “Desculpa, tens um momento?”.
  9. “Estou a procura de um novo emprego, conheces alguém?” – Partilhar isto com os seus colegas transmite a ideia de que já não faz parte da equipa e podem começar a distanciar-se.
  10. “Estou com uma alergia e estou à espera dos resultados” – Ninguém quer ouvir falar sobre alergias ou possíveis vírus no escritório.
  11. “Estou admirado que te tenham pedido isso” – Opte apenas por dar os parabéns ao seu colega e evite comentários que possam sugerir inveja.
  12. “Substituis-me enquanto for de férias?” – Gabar-se das suas férias fantásticas pode gerar desconforto. Preferia pedir ajuda “enquanto estiver fora”.
  13. “Estou convidado?” – Bem-vindo ao mundo dos adultos. Nem todos serão convidados para tudo e senão recebeu convite então provavelmente não estão a contar consigo.
  14. “Se levar uma caixa de café ninguém vai reparar” – Está a admitir que leva materiais do escritório para casa o que fará com que deixem de confiar em si.
  15. “O meu namorado voltou a…” – Partilhar detalhes íntimos sobre a sua vida amorosa poderá ser “demasiada informação” para os seus colegas.
  16. “Emprestas-me desodorizante?” – Ninguém, num ambiente profissional, deve ser assim tão chegado.
  17. “Vou processar a empresa” – Caso realmente o pretenda fazer, então é melhor ser discreto e continuar a tratar das suas tarefas com eficácia.
  18. “O teu filho vai ter problemas” – Evite opiniões sobre os filhos dos seus colegas, ou então partilha só os positivos.
  19. “Quando ganhei peso, inscrevi-me num ginásio” – Até pode achar que está a fazer bem, mas senão lhe pediram nenhum conselho, os seus comentários podem ser considerados ofensivos.
  20. “Não estás pronto para a reforma?” – Para algumas pessoas, o tema da idade pode ser sensível. É preferível não o abordar.