Como aceitar uma oferta de emprego

Quando recebe uma proposta para um novo trabalho o seu primeiro impulso pode ser responder um entusiasmante “sim!”, no entanto deve-se esforçar por manter a calma.

Antes de aceitar a oferta que lhe fizeram, existem algumas coisas que deve ter em conta.

Quando uma empresa faz uma proposta, coloca as suas condições em “cima da mesa” e espera que o candidato faça o mesmo e que aceite de imediato para que não tenham que existir negociações. Contudo, nem sempre é uma boa opção para o candidato.

De seguida, e de acordo com o Career Advice Monster, indicamos-lhe o que deve fazer quando recebe uma proposta de emprego:

Demonstre agradecimento

Quer seja pessoalmente, por telefone ou por email, agradeça à pessoa que lhe fez a oferta e diga que está entusiasmado com a proposta.

Antes de fazer qualquer outra coisa, deve demonstrar a sua gratidão.

Quer o seu objectivo seja negociar a proposta ou aceitá-la como está, este é sempre um bom passo para iniciar a conversa.

Enquanto avança, mantenha o entusiasmo com a função e com a possibilidade de vir a trabalhar com a empresa.

Peça para ter a proposta por escrito

Depois de agradecer a oferta de emprego que recebeu, deverá pedir que a coloquem por escrito. Uma proposta oficial deve incluir o cargo, a data de início, o salário e detalhes sobre os benefícios.

Neste passo obtém duas coisas: uma proposta oficial e a hipótese de rever todos os detalhes com calma para garantir que entendeu tudo o que lhe estão a propor.

Pergunte até quando terá que dar a resposta final depois de receber o documento. Caso a empresa disser que necessita de uma resposta imediata, pode não ser um bom sinal.

Aceite da maneira correcta

Quando estiver pronto para aceitar a oferta de emprego, esclareça novamente todos os detalhes e tópicos para ver se estão de acordo e se ambas as partes os entenderam da mesma forma.

Esta parte é especialmente importante caso tenha negociado a oferta inicial para que fique tudo esclarecido.

Quando estiver esclarecido, agradeça pelo tempo e esforço da empresa e aceite a proposta.

Por fim, pergunte quais os próximos passos, se terá orientação e como se poderá preparar para o primeiro dia. Desta forma mostra um interesse pro-activo e que está motivado para começar.