linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Como aproveitar a cultura empresarial para recrutar melhor

Como aproveitar a cultura empresarial para recrutar melhor

Como aproveitar a cultura empresarial para recrutar melhor

 

No processo de recrutamento, as empresas devem ter alguns cuidados para obter bons resultados e captar os melhores candidatos. Em primeiro lugar, o recrutador deve ter em mente que os candidatos a um emprego querem trabalhar num ambiente feliz, produtivo e respeitável.

Um bom ordenado é sempre bem-vindo, mas não é tudo. Um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida do funcionário, projectos inspiradores e um chefe que trate bem a equipa, é também bastante importante.

Quando a empresa está em crescimento, a sua cultura é uma das principais preocupações para muitos dos entrevistados. De seguida, apresentamos quatro trunfos importantes num processo de recrutamento:

  1. Certifique-se que a cultura da empresa se reflete no processo de recrutamento

É importante que o candidato já tenha ouvido falar da sua empresa. Saiba quais as vantagens de apostar em employer branding.

Para começar, crie uma consciencialização da marca e passe a palavra para fora da empresa de uma forma criativa e original.

Utilize os recursos multimédia e outros recursos criativos para mostrar a cultura da empresa. Isto pode ser feito através da construção de uma página corporativa no LinkedIn ou da criação de uma página de empregos detalhada no site da empresa.

Tente criar um vídeo sobre a vida da empresa e divulgue-o em vários locais.

  1. Fale sobre a empresa

Seja transparente acerca dos dados da empresa. Isto é especialmente importante quando o recrutamento e as entrevistas estão a ser feitos para funções específicas. Partilhar a história – e o actual sucesso da empresa – e falar sobre os planos para o futuro irá atrair o candidato.

Muitos dos candidatos estão à procura de um trabalho que combine os desafios de uma startup com a segurança de uma empresa maior. Compartilhar ideias vai mostrar que a empresa é inteligente e que reage.

  1. Mostre a cultura da empresa durante a entrevista

Tente criar uma entrevista que permita ao candidato ter uma ideia do ambiente de trabalho da empresa e das suas potenciais funções do dia-a-dia.

Faça uma visita guiada à empresa e apresente o candidato a todos os membros da equipa. Se possível, apresente também outros funcionários que não sejam da equipa e também os executivos da empresa. É crucial que o candidato sinta o ambiente de toda a empresa.

  1. Procure os candidatos através de várias fontes

Recrutar a partir de várias fontes garante um maior sucesso e aumenta as possibilidades de conseguir captar os melhores candidatos. Saiba também quais são as 4 palavras que não deve ignorar daqui em diante.

  • Ouça os funcionários que já estão a trabalhar na empresa. Eles podem conhecer um candidato para o lugar que a empresa pretende.
  • Publique anúncios em vários locais.
  • Procure candidatos através dos contactos que tem na área.
  • Faça pesquisas na internet. Há vários tipos de pesquisa que pode fazer. Entrar nas redes sociais e pesquisar em grupos específicos, ou até em fóruns acerca de assuntos relacionados com a área para que está a recrutar.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*