linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Como chegam os candidatos até ao Alerta Emprego?

Como chegam os candidatos até ao Alerta Emprego?

online-course-marketing-strategy-400x250

Quando em conversas ou reuniões dizemos que, por termos mais de 450 mil visitantes mensais e cerca de 500 ofertas de emprego activas, conseguimos ter mais candidatos a ver cada anúncio e gerar melhores resultados em termos de candidaturas, é frequente perguntarem-nos: mas afinal, de onde é que vêm os vossos candidatos?

Neste artigo, apresentamos as várias fontes que utilizamos para angariar tráfego e tentamos mostrar como é que chegam afinal os candidatos ao Alerta Emprego.

Antes o de fazermos, importa lembrar que os visitantes do nosso portal “consomem” essencialmente 2 tipos de conteúdos: ofertas de emprego e artigos sobre procura de emprego e carreiras.

Tráfego Directo

Uma parte significativa dos visitantes do Alerta Emprego já chega directamente ao portal. Isto significa abrir uma página de um browser, escrever http://www.alertaemprego.pt e clicar enter. Estes são candidatos que já conhecem o portal e o visitam pró-activamente para ficar a par das novidades.

trafego directo

Este tipo de visita é resultado de um esforço contínuo na criação da notoriedade da marca desde o lançamento do site em Julho de 2013 e acaba por ser o reflexo da estratégia e investimento executados ao longo do tempo.

Pesquisas

Outra fonte significativa de visitantes chega ao portal depois de pesquisas realizadas em motores de busca como Google ou Yahoo.

pesquisa

Quando um candidato procura palavras-chave como: “Site de Emprego”, “Empregos” ou “Procura de Emprego”, o site do Alerta Emprego surge na primeira página de resultados. Assim, somos encontrados por quem faz pesquisas relevantes no contexto de procura de emprego. Outros exemplos incluem termos mais indirectos como “Cartas de Apresentação” ou “Como escrever um CV”.

Redes Sociais

Desde cedo esta foi uma das fortes apostas do Alerta Emprego. Só no Facebook temos 385 mil seguidores e estamos entre as 50 maiores marcas em Portugal. Estamos também presentes no Linkedin, Twitter e Google+. A presença nestas redes sociais permite-nos fazer chegar os nossos conteúdos a um leque alargado e diversificado de seguidores.

Assim, quando um seguidor vê uma oportunidade ou artigo no seu feed ou timeline que lhe interessa, é depois reencaminhado para o nosso site ou blog.

+50 empresas a recrutar 16-11-14

Além do volume de tráfego que gera, este tipo de canal traz duas grandes vantagens:

  • permite chegar a pessoas que não estão activamente à procura de emprego: os chamados candidatos passivos. São pessoas que no seu dia-a-dia se deparam com oportunidades e se podem interessar e candidatar às mesmas, apesar de terem emprego
  • permite criar um efeito partilha e “bola-de-neve” em que os nossos seguidores passam a palavra a amigos ou familiares através de comentários ou partilhas

Referências

Este canal engloba todos aqueles visitantes que nos chegam através de outros sites, nomeadamente:

Sites agregadores:

Muitos candidatos chegam-nos através de sites agregadores de emprego. Os ofertas publicadas no Alerta Emprego são automaticamente publicadas em sites como o Trovit, Mitula, Jooble ou Jobrapido. Assim, quando os visitantes desses sites clicam numa oferta de emprego que veio do Alerta Emprego, são reencaminhados para o nosso portal.

agregadores

Notícias

Sempre que sai uma notícia sobre o Alerta Emprego que incluí o nosso link, há visitantes que acabam por visitar o portal. Ao longo do tempo, temos vindo a aparecer em meios como TVI, RTP ou Dinheiro Vivo, tanto aquando do lançamento do portal como na sequência de oportunidades anunciadas no nosso portal.

noticias

Email

Semanalmente enviamos uma newsletter com uma selecção de oportunidades de emprego e artigos aos candidatos registados no Alerta Emprego. Desta forma, comunicamos regularmente com os nossos utilizadores, trazendo-os de volta ao portal.

newsletter

Iniciativas Offline

Há também todo um esforço “offline” que pode contribuir para gerar visitas no portal. No nosso caso, além das referências de utilizadores, fazemos um esforço para estar presentes nas principais Feiras de Emprego Universitárias do país. Através desta presença, conseguimos aproximar-nos dos estudantes e levá-los a visitarem e registarem-se no portal.

imagem stand + logos

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

2 comments

  1. OLá, visito diariamente os sites de alerta de emprego, pelo fato de estar na posição de DESEMPREGADA a muito tempo, (anos), na verdade, faz muitos anos que não tenho o privilégio de ter um emprego como manda a lei, como deve ser, por isso estou sempre ligada em tudo, conectada, ainda mais pelo fato de já estar na idade de 54 anos, tenho experiencia suficiente prá ter um emprego que me assegure uma vida digna, pelo aumenos por mais 10 ou doze anos até me reformar. Muito obrigada por vcs tentarem ajudar a quem precisa. Obrigada mesmo. Que Deus continue Abençoando a mente de vocês. Abraços. Sónia Alves Pereira. Palmela- Portugal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*