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Como escrever um bom anúncio de emprego – checklist

Como escrever um bom anúncio de emprego - checklist

Escrever um anúncio apelativo, simples e com a informação certa é o primeiro passo para conseguir atrair os candidatos que procura.

A checklist que lhe apresentamos de seguida poderá ajudá-lo a escrever o anúncio de emprego ideal para encontrar os candidatos que procura.

Procure “contar uma história”, dar personalidade ao anúncio e utilizar um tom que transmita da melhor forma a sua cultura empresarial.

Título

É fundamental que o título do anúncio seja directo e fácil de encontrar. O título deverá ser:

  • Honesto, sem exagerar a importância da função
  • Fácil de pesquisar: foque-se nas palavras-chave mais comuns
  • Livre de referências a idade ou género
  • Comparável com trabalhos semelhantes no sector

Descrição da empresa

Aqui deverá apresentar ao candidato uma “visão geral” da empresa. Descreva no anúncio de emprego por que razão o candidato se deve propor para a função, mas tente ser conciso. Inclua:

  • A missão, Visão e valores da empresa
  • Uma descrição da equipa que o candidato irá integrar
  • Os sucessos alcançados pela empresa nos últimos anos e o seu impacto no mercado
  • Benefícios que os candidatos poderão usufruir
  • Os dados de crescimento da empresa e as métricas mais relevantes

Funções

Exemplifique no anúncio de emprego como será o dia-a-dia do candidato e se terá oportunidade para evoluir na empresa:

  • Expresse a importância da função dentro da empresa
  • Descreva a função e as responsabilidades – tente incluir entre 5 e 10 responsabilidades
  • Inclua detalhes sobre a quem o candidato irá reportar e onde “encaixa” na estrutura da empresa
  • Não tente “esconder” algum inconveniente. Considere incluir uma secção com “partes menos boas da função”.

Perfil do candidato

Aqui terá oportunidade para descrever o candidato ideal e obter a atenção das pessoas que encaixam no perfil pretendido. Inclua:

  • As características comportamentais que o candidato deve ter e quais os requisitos profissionais
  • As competências técnicas e a experiência necessária
  • O tipo de vaga: se é full-time ou part-time, remunerado ou para estágio
  • O local do trabalho e ser é necessária disponibilidade para deslocações e com que frequência

Candidatura

Facilite o processo de candidatura:

  • Otimize a sua página de recrutamento para mobile
  • Ajude os candidatos com a possibilidade de se candidatarem diretamente na página do anúncio

Contactos

Certifique-se de que os candidatos percebem claramente a forma como deverão submeter a sua candidatura.

 

Ao guiar-se por esta lista irá criar um anúncio que o ajudará a encontrar o candidato que precisa. Um anúncio bem construído atrai mais candidaturas e por consequência candidatos mais adequados ao perfil pretendido. Lembre-se sempre que, por lei, não pode existir qualquer tipo de discriminação no processo de recrutamento: raça, género, idade, situação clínica, orientação sexual, nacionalidade, entre outras.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

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