Como lidar com desentendimentos no local de trabalho

O local de trabalho é um espaço dinâmico. No entanto, frequentemente, quando muita gente se junta no mesmo espaço, existe uma maior probabilidade de conflitos e desentendimentos no local de trabalho podem ser desagradáveis. Se existem dois profissionais que não se entendem, esse ambiente negativo pode-se espalhar dentro da organização.

É quase uma garantia que em todas as empresas e carreiras, em algum momento, existirão desacordos, uma vez que é praticamente impossível concordar sempre, com todas as opiniões e estratégias dos colegas – o que também seria contraproducente. Encorajar diferentes ideias e perspectivas pode ser essencial para encontrar novas soluções e melhorar a performance da empresa.

Por estes motivos, o essencial é perceber se determinado desentendimento é “saudável”.

Conheça aqui algumas dicas, sugeridas pelo Careerealism para lidar com desentendimentos entre colegas:

Faça uma introspecção

Primeiro que tudo, reflita sobre as suas próprias acções antes de avaliar as dos seus colegas. Este conselho é útil em diversas situações. É importante que tenha em consideração que, na maioria dos desentendimentos, ambas as partes acreditam genuinamente que estão a fazer o que é correcto. A posição de cada um pode ser desadequada para os outros colegas mas o conflito deve ser abordado com tentativas de entendimento e respeito mútuo. Desta forma, será mais fácil encontrar uma resolução positiva.

Fale com um mentor

Ter alguém com quem desabafar pode ser uma ajuda. Escolha alguém que esteja fora da situação, que seja de confiança e que, acima de tudo, seja discreto. Melhor ainda se a pessoa em questão conseguir ser imparcial e oferecer uma perspectiva única.

Opte por uma abordagem positiva

Depois de refletir sobre certo desentendimento, por mais desconfortável que possa ser, a opção mais produtivo será sentar-se com a outra parte e conversar. Não encare este encontro como se fosse um adversário mas procure um entendimento e encontrar uma solução. Ambas as partes devem fazer questões e tentar entender a perspectiva de cada um.

Envolva um mediador

As boas intenções por si só podem não ajudar. Se os envolvidos no conflitos não conseguem chegar a um acordo sozinhos pode ser útil encontrar alguém, que seja imparcial e que seja um mediador do conflito.

O mediador deve ser alguém escolhido por ambas as partes. Muitas empresas têm consultores de Recursos Humanos ou de desenvolvimento organizacional que podem servir a este propósito.

 

Acima de tudo é importante ter em conta que os desentendimentos entre colegas vão acontecer e, em muitas situações, acabam por ser produtivos. O mais importante é que se mantenha profissional, que reflita sobre a situação em si e que se coloque, por momentos, do outro lado. Tente sempre encontrar a melhor solução possível para todos os envolvidos, primando sempre pelo sucesso da organização.