As entrevistas de emprego não precisam de ser chatas. É importante agir de forma profissional obviamente, mas também é importante mostrar a sua personalidade ao entrevistador.

Naturalmente os recrutadores estão interessados em saber se está qualificado para um cargo, mas também querem saber se se enquadra na cultura de empresa. E a única forma de avaliar isso é ter a noção da sua personalidade. Como tal, quanto mais pessoal for e quanto maior for a conexão com o entrevistador, maior é a oportunidade de ser o selecionado.

Segundo uma pesquisa da Accountemps, 79% dos diretores financeiros (CFOs) entrevistados referiram que o sentido de humor de um colaborador é importante para se enquadrar na cultura da empresa.

Então qual é a melhor maneira de mostrar a sua personalidade durante uma entrevista? Veja algumas dicas para a sua personalidade brilhar numa entrevista de emprego:

Vá preparado e relaxado. Ao entrar para uma entrevista calmo e sereno, tem a capacidade de se concentrar e deixar a sua personalidade fluir, em vez dos nervos. Pratique em casa algumas das perguntas mais comuns que possam surgir numa entrevista, para que aumente a sua confiança. Antes da entrevista, pondere sobre algumas técnicas de relaxamento, como por exemplo, a respiração profunda ou a meditação. Chegar a uma entrevista, descontraído e preparado permite estar mais à vontade e concentrado.

Cumprimente cada pessoa que estiver presente com um aperto de mão amigável e um sorriso. As primeiras impressões são extremamente importantes, por isso demonstre confiança.

Fique de pé, mantenha o contacto visual, e dê um aperto de mão firme com um sorriso quando o entrevistador aparecer. Os recrutadores querem contratar pessoas com quem irão gostar de trabalhar, como tal mostre que é acessível e bem disposto.

Tenha consciência da sua linguagem corporal. Após o cumprimento inicial, quer continuar a parecer confiante. Mantenha-se em pé, e tente evitar hábitos nervosos, como por exemplo o bater do pé, roer as unhas, entre outros. Não cruze os braços, vai parecer que está inacessível. Manter a calma e uma boa postura vai demonstrar a sua confiança e a sua acessibilidade.

Não tenha medo de mostrar o seu sentido de humor. Caso seja necessário ria-se de si mesmo ou de um comentário engraçado que o entrevistador tenha feito. Um sorriso genuíno pode levá-lo a mostrar uma personalidade amigável.

Dê exemplos específicos das suas experiências à medida que responde às questões que lhe são colocadas. Não só sustenta as suas respostas, como mostra ao entrevistador a sua personalidade e como ela o ajudou a alcançar o seu sucesso. Por exemplo, se mencionar um momento específico, onde liderou com sucesso um projeto de equipa, mostre ao entrevistador a sua confiança e liderança.

Evite a negatividade. Não desperdice tempo com experiências negativas em respostas às questões. Se lhe perguntarem porque deixou o emprego anterior, não demore a responder com aquilo que não gostou.

Tenha em mente que o que importa aos recrutadores é o seu verdadeiro “eu”, e como reage sob pressão. Permaneça honesto, educado e composto durante a entrevista, acabará por destacar os pontes fortes e a capacidade de trabalhar fazendo parte de uma equipa, mesmo que esteja envolvido em situações difíceis.

 

Fonte: The Balance